Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

hospitais filantrópicos

Mendes critica TCE por afastar secretário de saúde: “ninguém está tratando com o Zé da esquina”

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Mauro Mendes (PSB)

Mauro Mendes (PSB)

Depois de chamar a direção do Hospital do Câncer de “desonesta e mentirosa” o prefeito Mauro Mendes (PSB) criticou nesta quarta-feira (23) a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) de pedir o afastamento do secretário municipal de saúde, Ary Soares, por conta dos atrasos nos repasses aos hospitais filantrópicos da capital.


Leia mais:
Mauro chama administração do Hospital de Câncer de “mentirosa” e entrará com processo por danos morais


“O Hospital do Câncer tentou confundir população. Tentou confundir o TCE e confundiu. Tentou confundir a Justiça, mas ela foi mais prudente como deve ser nessas ocasiões. Decisões dessa envergadura você nunca toma sem ouvir a outra parte. Isso está entre os princípios mais elemantares do direito e ninguém está tratando aqui com o 'Zé da esquina', está tratando com uma prefeitura municipal que tem o histórico de honrar com os seus compromissos", questionou Mauro que se mostrou visivelmente irritado durante a coletiva de imprensa.

Na última sexta-feira (11), o conselheiro Sérgio Ricardo mandou Mauro Mendes afastar o secretário de saúde por atrasos nos repasses que, segundo o Hospital do Câncer, somam R$ 5 milhões. Segundo a entidade, as dívidas dizem respeito aos atrasos nos pagamentos durante os meses de setembro e outubro.

De acordo com Mendes, a prefeitura informou ao TCE que pagou o mês de setembro ao Hospital do Câncer e estava realizando o “processamento dos pagamentos” referente ao mês de outubro. Ainda assim, conforme Mauro, o secretário foi afastado. Posteriormente, uma decisão judicial derrubou a determinação e Ary Soares permanece no cargo. 

"Antes de ter tomado qualquer decisão, o Tribunal de Contas deveria ter, no mínimo, perguntado e solicitado esclarecimentos a prefeitura. Então quer dizer que qualquer fornecedor que chegar lá e dizer que não está recebendo eles vão mandar pagar?”, declarou Mendes. 

Lista de pagamento

O prefeito também afirmou que vai apresentar uma lista ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao próprio Tribunal de Contas com os pagamentos que teriam sido feito regularmente desde janeiro de 2013 aos hospitais filantrópicos de Cuiabá. 

“Agora a tarde nós vamos ao TCE entregar esta informação. Eu vou pessoalmente lá no Procurador Paulo Prado entregar esta mesma lista de pagamento e vou chamar a responsabilidade destes órgão”, relatou o prefeito.

Outro lado

A assessoria informou que o TCE não vai se pronunciar a respeito das declarações de Mauro Mendes. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet