Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Bombeiros do Futuro inicia 6ª edição

Mais 250 crianças entre 11 e 16 anos agregam, a partir desta terça-feira (11), o projeto social 'Bombeiros do Futuro'. O grupo que será dividido em cinco pelotões de 50 crianças cada compõem a 6ª edição do projeto. A aula inaugural foi nesta terça-feira no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida do CPA, em Cuiabá. Esta será a segunda turma de 2009.


Nesta edição os cinco pelotões estão no 1º Batalhão dos Bombeiros Militar no bairro Verdão, em Cuiabá; na Associação Recreativa dos Bombeiros Militar, no bairro Coophamil,também na Capital; na Escola Estadual Emanuel Pinheiro, no bairro da Manga, em Várzea Grande; no Conselho Comunitário de Segurança do bairro CPA 2, em Cuiabá, e outro na Escola Estadual cel. Rafael de Siqueira, no município de Chapada dos Guimarães.

O ‘Bombeiros do Futuro’ é o primeiro projeto social implantado na cidade de Chapada dos Guimarães. O estudante João da Costa Vazan, de 15 anos, não vê a hora de iniciar as aulas do projeto. “Fiquei sabendo do projeto pela minha escola e me interessei, por tudo que oferece, e mais ainda pelos momentos interativos, como a subida ao Morro de Santo Antônio”, disse João, que faz parte do 4º pelotão, do município de Chapada dos Guimarães.

Atualmente o projeto social Bombeiros do Futuro está presente em oito municípios do Estado: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Nova Mutum, Campo Verde e Primavera do Leste.

Segundo o coordenador do projeto, major BM Paulo Wolkmer, desde que foi implantado há três anos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Bombeiros do Futuro já alcançou mais de três mil crianças e adolescentes com informações e noções importantes para sua formação cívica.

Pelo projeto as crianças e jovens aprendem noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, higiene bucal, consumo racional de energia elétrica, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

Além das disciplinas, o projeto tem atividades interativas e aulas de campo, com a tradicional subida ao Morro de Santo Antônio, onde as turmas têm aulas sobre a história e a geografia de Mato Grosso, ciências biológicas e matemáticas.

Representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Arilton Azevedo Ferreira, o comandante do Bombeiros Militar Metropolitano de Mato Grosso, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues acredita que o projeto social 'Bombeiros do Futuro' significa credibilidade da corporação perante a sociedade. “O Corpo de Bombeiros disponibiliza os quartéis, o efetivo, dá apoio nas caminhadas, envolvendo toda instituição, em especial a área metropolitana. Para nós é muito importante trabalhar com esse jovens as noções de civismo”, falou.

A formatura da 6ª edição do projeto 'Bombeiros do Futuro' será no dia 2 de dezembro, com desfile cívico e entrega dos certificados de conclusão de curso.

BOMBEIROS DO FUTURO –
Os alunos que participam do projeto social 'Bombeiros do Futuro' têm aulas semanais, sempre aos sábados, das 8h ao meio-dia. A carga horária é de 70 horas/aula.

O projeto encabeça a lista de vários projetos sociais desenvolvidos no Estado que receberão recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), no qual Mato Grosso ingressou recentemente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet