Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

"Com erros ou acertos, defendo o advogado", diz Faiad ao criticar prisões arbitrárias

As prisões arbitrárias de advogados sem que lhes sejam concedido o direito de defesa e as escutas telefônicas que continuam sendo feitas pelas autoridades policiais, foram duramente criticadas pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso , Francisco Faiad, ao participar nesta terça-feira das comemorações do Dia do Advogado na Subseção da OAB de Várzea Grande. Ele citou como o mais recente exemplo de arbitrariedade – como as prisões temporárias e preventivas – a prisão de três advogados nesta segunda-feira em Cuiabá pela Operação Pacenas, desencadeada pela Polícia Federal.


“Isso é exceção” – afirmou. Faiad .lembrou que nos quase seis anos de seu mandato a OAB jamais deixou de defender advogados presos, destacando que a advocacia precisa reagir contra essas ações policiais que ferem o Estado de Direito Democrático. “As vezes com erros, as vezes com acertos. Muito mais com acertos. E, independente de acerto ou de erro, vou estar sempre ao lado do advogado. De um que seja”.

A solenidade na Subseção de Várzea Grande, realizada pela manhã, constou do lançamento das obras do estacionamento para 20 carros que está sendo implantado defronte a sede da entidade, através de uma parceria entre a OAB e a CAAMT; inauguração do setor administrativo da Subseção; descerramento da placa no auditório que passa a se chamar “Ítalo Mário Vanderlei de Carvalho”; posse da Comissão de Esportes; homenagem aos ex-presidentes da OAB/VG: e culto ecumênico.

Dos ex-presidentes homenageados com placas de prata – Mohamad Rahin Farhat, José Buzelle, Deusdete Pedro de Oliveira, Luiz Augusto Pires Cezário e Terezinha Jesus da Rosa Milani – Buzelle e Terezinha deixaram de comparecer à solenidade. Uma filha, Daniela Carvalho, que veio do Recife para descerrar a placa em homenagem ao seu pai, já falecido, teve problemas de atraso no vôo e chegou alguns minutos depois da solenidade.

Segundo o presidente da Subseção de Várzea Grande, Braz Paulo Pagotto, a inauguração do setor administrativo vai resolver muitos problemas que até agora os advogados do município tinham que se deslocar para Cuiabá para solucioná-los na Secretaria Geral da Seccional da OAB no CPA. Outro problema que está caminhando para a solução é o da falta de estacionamento para os advogados que não têm onde deixar seus carros quando vão ao Fórum tratar de seus interesses ou os de seus clientes.

Conforme Pagotto, o estacionamento deve ser inaugurado no próximo dia 28, no encerramento das festividades alusivas a Semana do Advogado, que vai se estender por todo o mês de agosto, com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto. A festa do Dia do Advogado da Subseção será encerrada nesta terça-feira à noite com um jantar no Rotary Clube Aeroporto, de Várzea Grande.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet