Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Derf

Operação prende criminosos do Comando Vermelho que coordenavam crimes de dentro da cadeia

Foto: Reprodução

Operação prende criminosos do Comando Vermelho que coordenavam crimes de dentro da cadeia
A operação ‘Gatilho’, deflagrada nesta terça-feira (13), pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) prendeu criminosos da facção criminosa conhecida como Comando Vermelho (CV) que coordenavam crimes de dentro da cadeia. Ao todo, 13 pessoas tiveram o mandado de prisão cumprido. Em sua maioria, os envolvidos têm passagens pelos crimes de roubo e homicídio.


Leia mais:
Polícia investiga novas denúncias contra vereador preso acusado de pedofilia

Ao todo, foram presas 13 pessoas na operação. A maioria delas tem passagem por roubo e homicídio. Dentre os envolvidos, estão três integrantes do Comando Vermelho (CV), presos na Penitenciária Central do Estado (PCE): “Eles comandavam o crime de dentro da cadeia. Eram os responsáveis por escolher as vítimas e também definiam quem seriam os criminosos que atuariam no assalto”, disse ao Olhar Direto a delegada titular da Derf, Luciani Barros.
 
Todos os envolvidos presos fazem parte desta organização criminosa, que tem laços com o Comando Vermelho. A atuação do grupo criminoso foi descoberta durante investigações de um roubo, ocorrido no final de 2015, que teve como vítima um empresário que atuava como atirador esportivo. Na ocasião, os criminosos roubaram várias armas da vítima e as investigações apontaram que o crime havia sido planejado por uma organização criminosa que ordenava os crimes de dentro do presídio.

Na época, duas pessoas foram presas pela participação no crime.: “Este caso já foi finalizado, mas acabou nos levando até estes indivíduos e esta quadrilha. Foi o nosso ponto de partida”, explica a delegada.

“Através das investigações, conseguimos identificar parcela da organização criminosa composta por presidiários que davam ordem para outros membros do grupo que estavam do lado de fora para que praticassem os crimes. Pelo menos três dos alvos da operação podem estar envolvidos em homicídios”, disse o delegado Guilherme Berto Nascimento Fachinelli.

O grupo seria responsável por vários roubos ocorridos em Cuiabá. Entre as ações criminosas estão o roubo em uma distribuidora, em que o objetivo era de roubar R$ 100 mil em dinheiro, e roubos de caminhonetes.
 
“Essa operação foi realizada nesta manhã com o objetivo de tirar os assaltantes de circulação, principalmente os envolvidos com roubo. O nome ‘Gatilho’ é em referência a arma que eles usam para cometer o crime. Tivemos a participação de aproximadamente 80 policiais e o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Polinter”, comentou a delegada.
 
Os 13 presos serão interrogados ainda nesta terça-feira (13) e depois encaminhados ao sistema prisional. 

Atualizada às 10h58.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet