Olhar Direto

Sábado, 17 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

HUJM

Jovem vítima de AVC deixa UTI após quase um mês de internação; família aguarda tratamento com fonoaudióloga

Foto: Reprodução/Facebook

Jovem vítima de AVC deixa UTI após quase um mês de internação; família aguarda tratamento com fonoaudióloga
Às vésperas de completar um mês internada da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Pronto Socorro de Cuiabá, a jovem Katinayane Jaine da Silva Zolin, de 19 anos, foi transferida para um quarto no Hospital Julio Muller, onde passará Natal e Ano Novo. A estudante, vítima de um AVC chegou a ser atendida no início da crise, mas recebeu alta de um hospital particular que não constatou do que se tratavam os sintomas. Até o momento a causa do acidente não foi descoberta.


Leia mais:
Jovem de 19 anos está na UTI após sofrer AVC e precisa de ajuda;Saiba Mais

A família, que não descarta a possibilidade de que um erro médico seja investigado, afirma que no momento todos os esforços serão voltados à recuperação da garota. Seu namorado, Wellinton Pompilho Mendonça Furtado explica que diversos exames já foram feitos, mas nenhum resultado foi conclusivo.

“Agora ela tem que fazer fisioterapia e fonoaudióloga, mas lá é meio difícil de arrumar. Como ela teve a paralisia e ficou muito tempo sem falar, agora precisa desse suporte. A fisioterapia já começou e ela está respondendo com alguns movimentos, graças a Deus. Estamos indo, ela vai passar Natal e a virada do ano lá, fez uma cirurgia recentemente.”

Alimentada por sonda, ela inicia a fase de tratamento consciente, comunicando-se com a família por meio de gestos ou por letras impressas em uma folha de papel. “Ela respira com auxílio e já está bem melhor, entendendo bem o que falamos. Só que ela não fala, só por gestos ou pelas palavras formadas com as letras. Agora precisamos da fono, pra que ela possa voltar a falar, porque quanto mais rápido começar, melhor”, diz o jovem.

Em seu perfil no Facebook ela agradeceu o carinho e mensagens de apoio que recebeu ao longo deste período. “Estou bem melhor graças a Deus, fora da UTI. Ainda não respondi às mensagens maravilhosas de todos por que estou muito lenta pra digitar, mas vou responder cada um. Muito obrigada pelas orações e pela força é muito importante pra mim.”

Na época da internação, ele explicou que a namorada, inicialmente, alegou sentir tontura e foi para casa. “Lá, o quadro piorou e ela começou a vomitar e teve dormência no braço e perna direita. A mãe dela a levou até um hospital particular, onde pediram uma tomografia. Porém, o médico disse que não tinha nada e mandaram ela de volta pra casa. O exame foi feito no Hospital Jardim Cuiabá.” 

Por volta das 04 horas do dia 2 de novembro,  Katinayane piorou e teve de ser levada às pressas para o Jardim Cuiabá. Lá, o médico pediu uma ressonância magnética que apontou o AVC. A jovem foi internada rapidamente. Porém, como a família não teria condições de mantê-la na unidade particular, ela foi transferida para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet