Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Picante

Luto na UFMT

UFMT emitiu nota de pesar pelo falecimento do professor e jurista Attílio Ourives, aos 82 anos

Nota destaca grandeza de sua dedicação a UFMT

Nota destaca grandeza de sua dedicação a UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso lamentou por meio da nota o falecimento do  professor e jurista Attílio Ouvires, aos 82 anos, em decorrência de problemas de saúde na terça-feira, 27, em Cuiabá. O enterro será realizado na tarde de hoje, a partir das 14h, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Considerado patrimônio da Universidade Federal de Mato Grosso pelo exímio trabalho prestado à instituição, Attílio Ourives assumiu a Reitoria por diversas vezes, na ausência do reitor e do vice-reitor, como membro mais antigo do Conselho Universitário da UFMT.


Veja abaixo a íntegra da nota:

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lamenta o falecimento do professor Attílio Ourives, ocorrido ontem (27) à noite. O velório está acontecendo na Loja Maçônica Razão e Justiça, em frente ao Hospital de Câncer. O sepultamento será hoje, às 14h, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. O vice-reitor no exercício da reitoria, professor Evandro Soares, expressou agradecimentos pelas contribuições do professor Attílio à UFMT. 

Considerado patrimônio da Universidade Federal de Mato Grosso pelo exímio trabalho prestado à instituição, Attílio Ourives assumiu a Reitoria por diversas vezes, na ausência do reitor e do vice-reitor, como membro mais antigo do Conselho Universitário da UFMT. Além de professor da Faculdade de Direito, ele foi diretor executivo do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá; ocupou também o cargo de vice-reitor para Assuntos Administrativos da UFMT (1972 a 1978), sendo nomeado em seguida para o cargo de vice-reitor para Assuntos Acadêmicos (1978 a 1983). 

Em 1982 foi nomeado membro titular do Conselho Diretor da UFMT e, de 1983 a 1985, foi nomeado vice-reitor da UFMT, ocupando a presidência do Consepe. Integrou também o Conselho Deliberativo da Fundação Uniselva. Em 1994, foi nomeado membro titular do Conselho Diretor da UFMT e renovado no cargo em 2000. 
O professor Attílio recebeu várias homenagens durante sua vida acadêmica, entre elas a medalha do ano 1 da UFMT; o diploma de Mérito Rondon como professor do ano; a comenda da Ordem do Mérito de Mato Grosso e a comenda da Ordem do Mérito Educacional Dom Aquino Correa. 

O ex-diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Teodoro Irigaray, ressaltou a relevância do professor Attílio para a Universidade como um homem público que “conseguiu conciliar suas atividades administrativas com a academia, contribuindo especialmente com a gestão universitária, um agente público comprometido com a educação que doou grande parte de sua existência à construção desta universidade”. 

“Um breve histórico da atuação do Dr. Attílio nesta universidade ilustra a grandeza de sua dedicação a esta Casa e a esta causa. De início quero registrar que estamos falando de um mato-grossense nascido na pequena Barra do Bugres, confluência do Rio Bugres com o Rio Paraguai que escolheu Cuiabá como seu lar e aqui construiu sua família e sua vida pública. Um cuiabano de coração”, discursou Carlos Irigaray, em 25 de agosto de 2006, ao “saudar nosso homenageado, assim como o desafio de sucedê-lo no Conselho Diretor desta universidade”. 

Nessa data, ao ser incluído na galeria de fotos de ex-reitores, o professor Attílio Ourives contou como a UFMT entrou na vida dele por “acaso”´. Precisamente em agosto de 68, a pedido do secretário de Educação e Cultura, Gabriel Novis Neves, foi chamado para tentar solucionar uma crise instalada no Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC)". 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Mais Picantes

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet