Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Thiago França

Complexidade e VLT travaram licitação do transporte público em Cuiabá, diz secretário

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Complexidade e VLT travaram licitação do transporte público em Cuiabá, diz secretário
Complexidade e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Estes foram os dois motivos apontados pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Thiago França, para que a licitação do transporte público ficasse travada este ano. Segundo o gestor, o projeto está todo pronto e ficará a cargo da administração de Emanuel Pinheiro (PMDB) dar inicio. Ele ainda destacou o trabalho feito durante os dois anos em que ficou à frente da pasta.


Leia mais:
Mauro rebate Emanuel sobre licitação do transporte: 'Não é papel do município esperar o VLT'
 
“Conseguimos retomar a gestão do transporte coletivo de Cuiabá. Qualificamos mais de dois mil motoristas, implantamos e modernizamos os abrigos de ônibus, inserimos dez quilômetros de corredores de ônibus e estamos deixando mais três quilômetros prontos, em termo de projeto, para serem implantados na avenida Fernando Corrêa da Costa no próximo ano”, disse o secretário ao Olhar Direto.
 
Além disto, Thiago França destacou que “os presidentes de bairro sempre reclamavam que os ônibus não entravam nos bairros, não paravam nos pontos e conseguimos colocar GPS em todos os veículos. Com isto, a nossa fiscalização fica muito melhor. Sabemos a velocidade média, se parou em todos os pontos, tudo”.
 
“Embora tenhamos feito a audiência pública no ultimo mês do mandato, não foi um trabalho a toque de caixa. O estudo está sendo feito há dois anos, contratamos uma das melhores consultorias do país, diversas foram as vezes em que nos reunimos. Só não foi lançado antes por dois motivos: licitar transporte é muito complicado e a também a situação do VLT”, explicou Thiago França.
 
Por fim, ele garante que tudo está pronto e caberá a administração do prefeito Emanuel Pinheiro dar o ‘start’ nesta questão: “Na época, foi contratada a KPMG para fazer a auditoria, demos inclusive contribuições. Ao final, isso não evoluiu e não podemos ficar inertes a mercê disto. Concluímos o trabalho e no dia 06 deste mês apresentamos o trabalho. Estamos deixando tudo pronto para a equipe da nova gestão. Penso que é um passo importante. Inauguramos uma pauta que não era discutida há mais de 12 anos”.
 
Recentemente, Emanuel Pinheiro questionou se a nova licitação contempla o VLT quando ele estiver pronto: "Pelo que eu sei, a nova licitação não contempla o VLT. Preciso me inteirar mais, até porque só tive uma reunião com minha equipe de transição, mas me parece que não contempla e isso me deixou preocupado", alertou.
 
A Prefeitura de Cuiabá vai fazer a concessão do transporte coletivo urbano por 20 anos, no sistema de 10 anos, prorrogáveis por mais 10.  “Quem ganhar, vai firmar contrato de renovação da frota e de ampliação e restauração dos abrigos de ônibus”, justificou Mendes. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) assumiu o compromisso de instalar 600 novos abrigos (do total de 1,55 mil existentes na cidade), com previsão de concluir em dezembro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet