Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

participação do internauta

Criada por indignação com infraestrutura de ruas de Cuiabá, página “Buracos MT” completa 5 anos com mais de 10 mil seguidores

Foto: Reprodução/ Facebook

Criada por indignação com infraestrutura de ruas de Cuiabá, página “Buracos MT” completa 5 anos com mais de 10 mil seguidores
Há pouco mais de cinco anos o design gráfico Wagner Rosati decidiu tomar uma atitude sobre a falta de infraestrutura que observava pelas ruas de Cuiabá. Em novembro de 2011 nasceu o canal de denúncia “Buracos MT” (BMT), no facebook, que atingiu na última semana a marca de 11 mil seguidores. Além dos buracos, infrações de trânsito e problemas com transporte público também fazem parte dos destaques da página, mantida por meio das reclamações dos internautas.


Leia mais:
Fan Page 'Buracos MT' concorre a prêmio nacional como melhor rede social de 'cotidiano'

“A página começou como uma forma de protesto pessoal. Indignado com os buracos, resolvi publicar tudo que via pela frente de errado e assim, as pessoas que também se identificaram com a causa começaram a mandar as fotos para mim”, explica o criador do canal de denúncias, Wagner Rosati, que costumava sair para tirar fotos e alimentar a página no início.

Hoje essa atitude já não é mais essencial e Rosati também não trabalha mais sozinho. Com o crescimento do material recebido, ele reuniu pessoas de confiança para auxiliá-lo na administração da página. “Nós somos em cinco pessoas, porém nem todos são ativos, publicando sempre. Digamos que eu sou responsável por publicar 90% do conteúdo. São amigos e pessoas que adquiri confiança por sempre estarem mandando conteúdo de denúncias”.

Além dos buracos nas ruas, a página também publica algumas infrações cometidas no trânsito. “Os flagrantes no trânsito foi algo que surgiu naturalmente no BMT, quando pessoas começaram a mandar fotos de veículos estacionados em locais irregulares. Tem época que os flagrantes no trânsito são até maiores que as denúncias relacionadas aos buracos”, pontua Wagner.

As sugestões de publicação são enviadas por internautas via inbox da própria página no facebook, instagram ou email (buracosmt@gmail.com). “A página recebe de 2 a 3 denúncias por dia. Tem dia que não recebe, tem dia que recebe mais, mas a média é duas denúncias por dia, entre buracos ou flagrantes no trânsito”, esclarece o administrador.

Depois de recebida a denúncia, os administradores verificam a veracidade da informação para realizar a postagem. “Há uma interação entre nós [administradores] dependendo da denúncia, para saber se publicamos ou não. Procuro entender o contexto da situação a partir da foto ou vídeo recebido, busco detalhes com quem denuncia. Se a foto não está clara com a denúncia eu não publico. Às vezes quem denuncia fala um monte de coisa, mas a foto não diz nada. Tudo que provoca dúvida em relação à denúncia, onde a foto pode ter várias observações, eu evito publicar”, explica Wagner.

O administrador acredita que a página seja um trabalho cidadão, como uma “vertente do jornalismo”. Recentemente suas postagens tem explorado ainda mais as questões de mobilidade urbano, infraestrutura e planejamento da cidade.

Caso em destaque

Um dos casos que ganhou destaque foi o incidente entre um motorista de ônibus de Cuiabá e uma cadeirante. A história que repercutiu nas redes sociais teve fotos e vídeos compartilhados pela página, inclusive uma entrevista realizada pelo vereador por Cuiabá, Abilio Brunini com o motorista envolvido no caso.



Lucros com a página

O administrador afirma que o canal de denúncias é um projeto independente, cujo conteúdo é 100% baseado nas denúncias enviadas por seus seguidores, mas explica que está aberto a parcerias.

“Não teria problemas em ter lucro com ela, mas como a BMT foi criada sem o foco de fazer dinheiro, não tenho nada planejado neste sentido. Porém é uma ideia, tenho o site www.buracosmt.com.br que tem uns banners que futuramente possa ter alguma publicidade”, comenta Wagner.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet