Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Pontes e Lacerda

Estado monta força-tarefa e inicia nova desocupação na Serra do Caldeirão e tenta expulsar quadrilha

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Estado monta força-tarefa e inicia nova desocupação na Serra do Caldeirão e tenta expulsar quadrilha
As forças de segurança pública em Mato Grosso deram início na manhã de hoje, 24, a uma nova desocupação da Serra do Caldeirão.  A desocupação ocorre sem a presença da Força Nacional que foi solicitada em ações protocoladas tanto pelo Ministério Público Estadual como Federal. Pelo menos 100 policiais de Mato Grosso deram início aos trabalhos na manhã de hoje. A Secretaria de Segurança Pública infrmou ainda que a força policial será mantida por 10 dias na região. O secretário titular da pasta, Rogers Jarbas, irá solicitar - novamente -  ao Ministério da Justiça - que encaminhe a Força Nacional para a região. 


Leia Mais:
Preparada para 'guerra', quadrilha ocupa Serra do Caldeirão e Estado pede ajuda da Força Nacional

Dessa vez, dados da Secretaria de Estado de Segurança apontam que os invasores integram facções criminosas e estão fortemente armados. A área foi invadida no final do ano de 2016, após a quadrilha expulsar a tiros os segurança de uma empresa mineradora que ali atuava.

Para que o problema não ocorra novamente, Mato Grosso defende a manutenção  do policiamento federal na área da União até que o Departamento Nacional de Produção de Minérios (DNPM) delegue a uma mineradora a exploração do ouro no local.

Os  suspeitos, que se dizem membros de facções criminosas, estão no local para explorar o ouro encontrado ali e chegaram à Serra logo depois do Natal. Eles renderam os  seguranças da empresa de mineração que atua no local.  Em entrevista ao Olhar Direto, o  delegado do município, Gilson Silveira, contou  que os profissionais conseguiram fugir pela mata e acionar a Polícia.   Pouco depois, logo depois da denúncia uma equipe de policiais militares e civis esteve no local, sendo recebida a tiros pelos bandidos, que dispõe de armas de grosso calibre, como fuzis.

Durante esta ação, que mobilizou aproximadamente 30 policiais militares e civis, houve confronto e, embora ninguém tenha ficado ferido, as viaturas acabaram sendo atingidas pelos disparos. 

A corrida pelo minério viveu o ápice entre os meses de outubro e novembro de 2015. Milhares de pessoas foram para a região para buscar o 'sonho dourado'.  No entanto, sem a legalidade quanto à exploração da área, o Estado e o Governo Federal realizaram ações para desocupação da área. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet