Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

mais produtivo à sociedade

Após série de escândalos, Malheiros afirma que nova Mesa Diretora trabalha para mudar a imagem da Câmara

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Justino Malheiros convocou todos os vereadores para que apresentem bons projetos: ao menos um por semestre, cada

Justino Malheiros convocou todos os vereadores para que apresentem bons projetos: ao menos um por semestre, cada

Eleito há menos de um mês novo presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Justino Malheiros (PV), revela que  em suas primeiras ações a prioridade será a recuperação da imagem do Poder Legislativo, desgastada por sucessivos escândalos, nos últimos anos.Malheiros afirma que o parlamento deve conseguir ser produtivo para sociedade e, por isso, tratou de aplacar disputas internas e fazer com que ela volte à eficiência.

 
“É essencial o envolvimento da sociedade e, para isos, nós precisamos voltar a ter uma agenda positiva dentro da Câmara de Cuiabá. E, lógico, para que você tenha qualquer agenda positiva, antes é necessário que se crie um clima de harmonia”, ponderou o novo presidente. Ele derramou elogios para o premeiro secretário, vereador Dilemário Alencar (SD), e adiantou que deverá chamar todos os vereadores, inclusive os que não o escolheram para a presidência, para que participem da gestão do Legislativo a partir de agora.

Leia Mais:
Câmara de Cuiabá cria 481 cargos de livre nomeação com salários superiores a R$ 4 mil; Pinheiro sancionou lei

 Justino Malheiros concedeu entrevista exclusiva para a reportagem do Olhar Direto. Ele afirmou que houve redução de cargos comissionados (e não aumento), no comparativo com a legislatura passada.
 
Confira:

Olhar DiretoDepois de longos anos de intenso bombardeio,a Câmara de Cuiaba acumulou  imenso desgaste. Quais os principais desafios da atual legislatura, principalmente da nova Mesa Diretora?

Justino Malheiros Tenho clareza de que o nosso desafio é a aproximação  com a sociedade, para a mudança da imgagem do Poder Legislativo. A gente só muda o Poder Legislativo trazendo a sociedade para a discussao das proposta desta Casa de Leis e, assim,   fazer o seu papel que outroroa foi muito bem desempenhado por nossos vereadores. São  13 novos vereadors e 12 reeleitos merecidamente, porque trabalharam para isso. O eleitor deu o seu veredicto: quando o vereador trablaha com afinco é reconduzido.
 
Olhar Direto Partindo dessa premissa, então, a Camara de Cuiabá tem condiçõecoes de trazer a sociedade para o debate, no Palácio Pascoal Moreira cabral, já que existe grande volume de críticas?

Justino Malheiros –  É por isso que defendo o trabalho em conjunto, principalmente pelo momento que a sociedade está passando. Começamos a dar a nossa contribuição, ao mostrar que a Casa está diferente, a Mesa Diretora com outra  visão. Veja bem:  pedimos de volta o projeto do Poder Executio [que concedia aumento salarial para os vereadores] e revogamos. Não tem nada de inconstitucional ou ilegal. Porém, o o aumento não seria positivo. E iniciamos com isso a tentar a mudar a imagem do Poder Legislativo de Cuiabá.
 
Olhar Direto Desde a posse, o senhor falou em ter a parceria da sociedade e, para isso, investir em sessões itinerantes da Câmara de Cuiabá. Comoisso vai funcionar, na prática?

Justino Malheiros –  Vamos realizar sessões intinerantes, nos bairros. Nós vamos procurar as associações de moradores, clubes de mães, grupos de jovens, grupos de idosos, escolas e igrejas, para trazê-los para junto o Poder Legislativo. É  para que tenham vez e voz! Lógico que vamos seguir um roteiro, a começar com um projeto piloto, para ser seguido e, então, colocado em  prática durante a nossa gestão. Com as sessões itinerantes, os vereadores vão estar presentes, nos bairros, todos os meses.
 
Olhar DiretoExiste a promessa da Mesa Diretora de realizar  audiênicas públicas semanais. Nâo se trata de um modelo que exauriu? Como seriam as tais audiências públicas, na Câmara de Cuiabá?
 
Justino MalheirosVamos discutir vários bons projetos. Veja bem: se cada um apresentar apenas um projeto de peso, na prática, já serão 25 bons projetos. E são temas inesgotáveis, como coleta seletiva de lixo... o projeto de acessibilidade em Cuiabá. São temas pelos quais a população clama para que façam parte de nossa pauta, porque representam melhoria na qualidade de vida.
 
Olhar Direto  De qualquer forma, num contexto ampliado, a palvra final caberá ao Poder Executivo. Não há risco de subserviencia do Poder Legislativo?
 
Justino Malheiros  De jeito nenhum! A autonomia entre os poderes está preservada, sim. É lógico que o projeto mais aproximado com o Poder Executivo exige maior diálogo. Mas vamos trazer os presentantes da socieadde organizada para discutir junto com os poderes Legislativo e Executivo, para que a sociedade nos oriente corretamente. Então, que fique claro: é o povo com voz e vez!
 
Olhar Direto Existe uma promessa da Mesa Diretora de retomada da Feira Cultura e Gastronômica, no Centro Geodésico da América do Sul? Isso não é muito piégas? Não corre or sico de cair na mesmice?

Justino Malheiros –  Nós vamos diversificar e transformar  num point. Veja o exemplo da Praça da Mandicoa; aqui [no Centro Geodésico] já foi feito. Não sei porque não foi dado prosseguimento, porque fomente o turismo e é uma opção de lazer. Vamos colocar a feririnha Cultural e Gastronômica, com comida regional, artesanato e grafiteiro [grafite bem feito e  sem pichação é uma importante forma de arte]. Vamos trazer artistas regionais muito bons, porque Cuiabá é rica nisso.
 
Olhar Direto Desta forma, então, dinheiro público vai bancar a feira do Centro Geodésico da América do Sul...?

Justino Malheiros Nada disso! Até poderia, sim! Mas trabalhamos para que a gente consiga trazer a sociedade para a feira, através do artesanato, da rendeira, do pote de barro. Vamos escolher um dia da semana, em Cuiabá, para que seja contínuo – um espaço de lazer e de debate cultural para a sociedade.
 
Olhar Direto Em 2019, Cuiabá completará 300 anos e atual Mesa Diretora vai ‘passar o bastão’. Como é que estará a nossa acessibilidade?
 
Justino Malheiros  A Cuiabá dos 300 anos terá uma melhor acessibilidade do que hoje,  mas vamos discutir, sim, amplamente os 300 anos.
 
Olhar Direto Cuiabá está alarmada com o índice de violência. De que forma a Câmara entra na disucssão?

Justino Malheiros É dever do Poder Legislativo discutir, principalmente de ingressar no debabe sobre a segurança pública. É uma quesão nacional e que está bastante grave.  Lógico que Cuiabá requer a presença da Força Naconal de Segurnaça, para ajudar o governo de Mato Grosso.  O prefeito Emanuel Pinheiro vai lançar o  concurso para a Gaurda Municpal, para dar mais segurança nas escolas e creches. E mais: com o horário estendido das creches, deve haver segurança para as mães, após o expediente normal. Vamos cobrar do Poder Executivo as boas promessas de campnha...!
 
Olhar Direto Nesse contexto, então, não há risco de a Câmara de Cuiabá  fugir do seu papel?

Justino MalheirosDe forma alguma! Vamos legislar, fiscalizar, assessorar e julgar. Legislar é criar leis. Asssorar é apresentar indicações.  Fiscalizar é acompanhar tudo com muita tenção. E julga é isso: julgar as contas do Poder Executivo. E, assim,  cobrando os trâmites normais, para dentro da legalidade, darmos a nossa resposta à sociedade.
 


Olhar Direto De  qualquer forma, a situação da saúde, por conta do exesso de problemas,  deve gerar protestos, assim, como as obras inacabadas...?

Justino MalheirosTudo o que a Câmara de Cuiabá fizer é muito importante. Conversamos com o senador Wellingon Fagundes... Ele, sim,  tem bons projetos para a Cuiabá. Aliás, toda  a bancada federal possui inúmeros projetos para a nossa Capital. Não há necessidade de só falar do caos, pelo qual algunas imaginam que a   saúde está passando. A Câmara de Cuiabá tem que cobrar: falta a boa aplicação do dinheiro público na saúde. Não apenas o Hospital e Pronto Socorro Municipal,  mas tambem a saúde preventiva...



Olhar Direto
  Mas não é a mesmice? Como, assim, senhor presiente?

Justino MalheirosÉ que  o problema  da saúde é extenso...  começa dentro de casa, na escola, com um bons trablahos sociais nos bairros. A saúde tambem é ótima para tirar da marginalidade. O Hospitale Pornto Socorro Municipal recebe todos os problemas e, assim, se transofrma num lugar em estado de guerra e é desesperador. Fiscalizar a boa aplicação dinheiro público é obrigação da Câmra de Cuiabá.
 
Olhar Direto  Num contexto ampliado, significa que projetos descentralizando o poder da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá não vão passar? O que pensa em aplica algumas das  mudanças em proejtos já existentes?

Justino Malheiros Certamente toda centralização é ruim. E passamos pelo  autoritarismo. A reforma do Regimento Interno já foi aplicada, na [votação do dia 28 de dezembro]. E  algumas mudanças já foram feitas. Outras precisam ser feitas, porque enfim acabou a ditatura [da Presidência]. A sociedade não aceita isso. Tudo o que é sociaslizado é melhor.
 
Olhar Direto Mas, de repente,  não seja benéfica, proque não  foi reitrado oprojeto dereajsute salarial com urgência..?

Justino Malheiros Pois é... Porque demorou para retirar o projeto que reduz os salários [dos vereadores]? Não foi por causa da pressão da  sociedade, mas porque tivemos que discutir com a Mesa Diretora. A decesião é colegiada.
 
Olhar Direto  Mas todos dizem que há exagero no poder concentrado na  presidência da Camara de Cuiabá... Isso vai mudar?
 
Justino Malheiros Tudo o que é exagerado não é benéfico. Por ssio, hoje já se descentralizou bastante [o poder da Mesa Diretora da Câara]. Por isso, cito sempore a boa escola do primeiro secretário Dilemário. Aliás, excelente escolha de todos os membros da Mesa Diretora Câmara. Eu olho nos olhos dos 24 [demais vereadores] e vejos pessoas que desjam fazer a diferneça para Cuiabá. E, assim,  compreendem o momento do país e pelo qual que Cuiabá está pasasndo.
 
Olhar Direto –  Mesmo assim, o nome de “Casa dos Horrores” é  o principal pronome de tratamento da Câmara de Cuiabá...
 
Justino Malheiros É lamentável que  a Camara de Cuiabá esteja sendo achincalhada, hoje em dia, por coisas ocorridas no pasasdo. Nós não  podemos pagar pelo que foi feito no passado,   mas pelo que será feito [no atual manato]. E é por isso que solicito que a imprensa cobre, mas mostre a realidade; , assim, esteja mais presente, no Paláico Pascoal Moreiral Cabral.
 
Olhar Direto  A discussão de forma prática...?  Como, asim, senhor presidnete...?

Justino Malheiros  A gente conversa com a imprensa de uma forma tranquila, sem medo...  Não devemos ter medo! Aquia não se se faz nada de errado. Peço aos jornalistas que fazem a coberura da Câmara de Cuiabá, para  relatar a versão real e não aquela abordagem com resquícios do pasasdo. Vamos dar um crédito para a nova Mesa Diretora e acompnhar os trablahos do Poder Leigsltivo, com a cobertura dos trabalhos que começam em 2 de verereio. Em sendo assim, vocês vão ver a atuação do Poder Legislativo e  confirmar que vai ser se uma forma diferente.
 
Olhar Direto Existe uma dúvida reinante: houve aumetno uo  redução dos cargos comissionados, no comparativo entre a atual legislatura e anterior...?
 
Justino Malheiros  É lamentável que alguns continuem divulgando informações distorcidas da Câmara de Cuiabá. As nomeações de 316 servidores comissionados para compor o quadro funcional desta Casa de Leis, representa economia substancional, poque o Poder Legilslativo comportava 798 comissionados, em seu quador funcional. E, com a reestruturação, este número foi reduzido para 481. Portanto,  uma redução de 317 cargos no organograma, resultando numa economia de mais de 400 mil  por mês, na folha de pagamento do Poder Legislativo.   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet