Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Nesta manhã

Botelho agradece confiança e diz que irá corresponder a expectativas da sociedade; Veja fotos

01 Fev 2017 - 09:22

Da Redação - Ulisses Lalio/ Da Reportagem Local - Lucas Bólico e Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Botelho agradece confiança e diz que irá corresponder a expectativas da sociedade; Veja fotos
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso toma posse nessa manhã (1) para o biênio 2017/2019. Apesar da ALMT ter pautas complicadas para esse início de ano, deputados se dizem otimistas com novo presidente na Casa de Leis mato-grossense. A missão do novo presidente do Parlamento, Eduardo Botelho (PSB), será árdua, e terá de tratar matérias como à reforma administrativa, a reforma tributária, o parcelamento de repasses aos Poderes, o não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), a reforma da previdência e o projeto de lei que impõe teto de gastos e congela salários, item obrigatório no refinanciamento das dívidas do Estado com a União. Além disso, o novo presidente a ALMT tem a missão de acalmar a oposição, que está buscando se fortalecer. 


Leia Mais:
Botelho assume presidência da Assembleia com várias pautas polêmicas

A posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (biênio 2017/2019) acontece nessa quarta-feira (1º), nessa manhã, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. A chapa “União e Trabalho”, eleita em setembro de 2016, é presidida pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), foi a única a registrar candidatura e obteve 21 dos 24 votos dos parlamentares. 

Além de Eduardo Botelho, compõem a nova Mesa Diretoria os deputados Gilmar Fabris (PSD), vice-presidente, e Max Russi (PSB), 2º vice-presidente. Guilherme Maluf (PSDB) vai ocupar a 1ª Secretaria; Ondanir Bortolini (PSD), a 2ª Secretaria; Baiano Filho (PSDB), a 3ª Secretaria, e Silvano Amaral (PMDB), a 4ª Secretaria. O deputado Guilherme Maluf (PSDB) deixa o cargo de presidente para assumir a função de primeiro-secretário do Legislativo estadual. Maluf ficou à frente da presidência no biênio (2015/2017). Já o deputado Eduardo Botelho, em seu primeiro mandato, assume o cargo de presidente pela primeira vez.

Acompanhe aqui:

11h25 - Está ecerrada a cerimônia de posse. As autoridades presentes como o governador, Pedro Taques; O presidente do TJMT, Rui Ramos; e o novo presidente do Legislativo, Eduardo Botelho concedem entrevista coletiva aos jornalistas nesse momento. 

11h20 - Botelho encerra sua primeira fala oficial como presidente da Assembleia citando uma citação da poetiza Cora Coralina: Sou feita de retalhos / Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma / Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou.

11h15 - O presidente da Assembleia Legislativa agradece elogios, conselhos e pedidos dos presentes e promete que irá corresponder as elevadas expectativas da sociedade.

11h10 – Botelho explica que como novo gestor do Poder Legislativo será necessário que haja união entre os entes. Além disso, não deixou de citar a crise econômica e que como presidente do Parlamento, às vezes terá de tomar ações impopulares.  Apesar disso, pediu compreensão para a exclusividade do momento. “Decisões terão de ser tomadas e às vezes nem sempre serão populares. Mas não há formula mágica para a solução de todos os problemas”.

11h05 - Botelho inicia sua primeira fala como presidente do Parlamento. “Eu como um verdadeiro ‘papa banana’, filho de Livramento estou aqui, mas quem assume essa presidência é o capinador, o feirante, o vendedor e enfim o povo de Mato Grosso. Posso dizer que sou e adoro verdadeiramente a nossa gente e que assumo com essa meta de enfrentar os grandes temas e as dificuldades. Para tanto precisaremos unir forças ao Executivo para apresentarmos um bom trabalho a sociedade”.

10h58 - O governador rendeu homenagens a oposição exercida na Assembleia Legislativa. Dizendo que ouve cada critica. “Eu como chefe do Poder Executivo tenho ciência da importância de cada critica dos nossos deputados. Não existe democracia sem a oposição, sem a critica e sem a opinião adversa. Rendo minhas homenagens aos deputados de oposição que estão sendo construtivos a sociedade mato-grossense”

10h56 - O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), agradece aos presentes.



10h40 - O deputado e líder da bancada federal mato-grossense, Fábio Garcia (PSB), inicia seu discurso parabenizando todas as autoridades presentes. "Tenho muito orgulho de ver um amigo como você Botelho na presidência da Assembleia. Você que tem uma origem humilde, veio da roça, foi feirante e passou uma longa jornada até se aventurar na política. Todos nós sabemos que palavra de Botelho, é uma promessa cumprida. A sociedade tem grandes expectativas contigo na condução do Parlamento Mato-grossense".

10h33 - O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) inicia seu discurso agradecendo as presenças de todas as pessoas que compõem a cerimônia. "Paira em sua gestão uma esperança sem limites. Mato Grosso deposita em todos os membros dessa Mesa muita confiança e fé. Se a Assembleia se propuser a fazer os trabalhos a 'todo vapor', então nós faremos história nesse estado. Ao final desses quatro anos, todos nós seremos sabatinados pela sociedade. desta forma que tenhamos honradez para fazermos um trabalho digno em nossos postos e trabalho. A dificuldade é o nosso grande motivador, então eu desejo que o senhor presidente dessa Casa de Leis tenha um bom trabalho nesse próximo biênio".

10h30 - O Quinteto Camerata inicia sua apresentação no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

10h25 - Maluf é o primeiro membro da Mesa a assinar seu termo de posse como 1º secretário. Após a assinatura, Maluf integra a Mesa Diretora. Maluf é seguido por Ondanir Bortolini (PSD), que é empossado como 2º Secretário. Seguidos por Gilmar Fabris, Baiano Filho e Silvano Amaral dando fim a posse da nova composição.

10h24 - Eduardo Botelho convida os demais membros da Mesa diretora para assinar os respectivos termos de posse. 

10h22 - Maluf declara como novo Presidente do Legislativo, Eduardo Botelho e o convida para assumir o comando dos trabalhos.

10h19h - Inicia-se a leitura do Termo de Posse, após Guilherme Maluf convocar Eduardo Botelho para assinar. 

10h10 - Um representante da igreja Católica realiza nesse momento a leitura da bíblia sagrada. O padre terminou seu sermão coroando a Nossa Senhora da Conceição Aparecida e por fim abençoa a cerimônia de posse.

10h02 - O pastor Cristiano Oliveira aconselha os novos membros do Legislativo e enfatiza a importância da benção divina. "O que me entristece não é o grito dos maquiavélicos e sim o silêncio dos inocentes", cita Martin Luther King.

9h55 - Além disso, Maluf explicou que sua gestão foi se manteve firme em quatro eixos norteadores: gestão eficiente, transparência, trabalhos legislativos e participação popular. Citou também, as realizações de sua gestão como a devolução de R$ 20 milhões de seus recursos para a compra de ambulâncias junto ao Poder Executivo. 

9h53 -  "Eu agradeço aos deputados que participaram comigo ao logo desses dois anos. Eu que agora represento a Assembleia, desde o dia 1º de fevereiro de 2015, passo o bastão com o dever cumprido", discursou Guilherme Maluf ao iniciar a transmissão do seu cargo.

9h43 - O atual presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB), inicia a composição da mesa.



9h41 - A deputada Janaina Riva afirmou há pouco que acredita que a nova gestão dará ânimo à Casa de Leis. "Minhas expectativas são as melhores. Botelho é um homem de muita postura de independência, tem uma palavra firme.

09h40 - Nesse momento intensa movimentação no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, palco da transmissão de mandato. O novo presidente da Casa de Leis acabou de chegar e fala aos jornalistas.

9h30 - O atual presidente, Guilherme Maluf, disse que está confiante ao entregar o seu posto a Botelho. "Missão cumprida foram dois anos de trabalho e conseguimos um bom resultado. Acredito que passarei o bastão com confiança ao Eduardo. A Assembleia está em um novo momento, com dinheiro em caixa. Mas demos o primeiro passo e conseguimos ai atingimos 80% das nossas metas".

9h29 - Romoaldo Junior (PMDB) disse pouco antes da abertura da cerimônia que está otimista quanto a gestão de Botelho. “Não muda muita coisa na gestão e o que temos e uma boa expectativa. Tem um serviço muito forte na base no interior. Torcemos que ele faça uma boa parceria com o governador. Cumpra o papel de fazer seu papel de legislar, mas também de cuidar dos municípios do interior e dos cidadãos. Desejo sorte ao na sua gestão nesse próximo biênio e que tenhamos estrutura para trabalhar e concretizar as políticas públicas”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet