Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Rios Cuiabá e Coxipó

Nível dos rios sobe e Defesa Civil alerta para risco de alagamentos na grande Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Nível dos rios sobe e Defesa Civil alerta para risco de alagamentos na grande Cuiabá
A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta no fim da última terça-feira (14), sobre o risco de alagamentos no entorno do Rio Coxipó, na grande Cuiabá, devido ao intenso período de chuvas na região. Conforme relata o coordenador do órgão, José Pedro Ferraz Zanetti, a possibilidade do “transbordamento” do rio pode causar prejuízos materiais e risco de morte, mesmo sem chuvas significativas nos próximos dias.


Leia mais:
Com 3 mil pessoas afetadas, Campo Novo dos Parecis decreta situação de emergência
 
O órgão orienta que a população se mantenha em alerta, a partir da madrugada desta quarta-feira (15). “A defesa civil recomenda aos moradores, do entorno do Rio Coxipó, especialmente os bairros Jardim dos Ipes e Jardim Universitário, que comecem a levantar móveis e se for viável, orientamos para que deixem suas residências. Principalmente quem tem crianças e idosos”, enfatizou Zanetti.


 
O Rio Coxipó, que tem o nível normal de 1,4 metros, chegou a marca de 5,88 com as fortes chuvas dos últimos dias na região. Com isto, a Defesa Civil ligou o alerta vermelho, já que existe o risco eminente de transbordar.
 
O diretor ainda explica que, para o Rio Cuiabá, ainda não há alerta. Todavia, ressalta que está em estado de atenção. Na terça-feira (14), durante aferição, o nível apontou 5,27 metros, sendo que seu alerta de risco acontece quando a marca de 8,5 é atingida. O órgão, também, informa que havendo qualquer emergência, o cidadão poderá entra em contato com os Bombeiros, através do 193 ou com o  o coordenador Zanetti  no (65) 99307-4846.

A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que há 90% de chance de chuva nesta quarta-feira (15), em Cuiabá. Para a quinta-feira (16), também existe grande possibilidade de precipitação (80%). Na sexta-feira (17), e sábado (18), a chance cai para 30%.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet