Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PMs envolvidos

Presos na ‘Mercenários 2’ respondem por execuções, tortura e organização criminosa; veja lista

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Presos na ‘Mercenários 2’ respondem por execuções, tortura e organização criminosa;  veja lista
Os presos na segunda fase da ‘Operação Mercenários’, deflagrada na última segunda-feira (20), respondem por diversos crimes, entre eles: execuções, tortura e integrar organização criminosa. Entre os presos, estão policiais militares, em sua maioria, lotados no 25º Batalhão, localizado em Várzea Grande. Das 10 pessoas com mandados de prisão nesta fase, seis já estavam detidos.


Leia mais:
‘Mercenários’ eram responsáveis por 40% das mortes em VG e atuaram por pelo menos 3 anos

Tiveram os mandados de prisão decretados: José Francisco Carvalho Pereira, José Edimilson Pires dos Santos, Helbert de França Silva, Claudiomar Garcia De Carvalho, Pablo Plínio Mosqueiro Aguiar, Laercio Salvaterra Flores, Luiz Henrique de Mello Lobo Lima, Diego Santos da Silva, Jeferson Fátimo Da Silva e Alex José Da Silva Cunha.
 
Destes, o 3º sargento Láercio Salvaterra Flores, o soldado Luiz Henrique de Mello Lobo Lima e Alex José da Silva Cunha foram presos nesta segunda fase da operação. Diego Santos da Silva havia sido preso na primeira fase da ‘Mercenários’, mas foi liberado em razão de não existir denúncia em seu desfavor.
 
O acusado Helbert foi condenado pelo crime de Tortura (processo pendente de recurso na Sétima Vara Criminal de Cuiabá), além de ser denunciado em diversos outros casos investigados pela Delegacia de Homicídios e Proteção è Pessoa (DHPP). Pablo Plínio possui registros criminais na Comarca de Nobres e na Capital do Estado, sendo preso em flagrante pelo delito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, respondendo também a denúncia por crime de homicídio qualificado.
 
O 3º sargento Laercio Salvaterra Flores possui registro criminal por lesão corporal leve. José Edimilson é apontado pela autoridade policial como integrante da organização criminosa, sendo, em tese, o responsável por planejar a maioria das execuções sumárias. José Francisco Carvalho possui vários registros criminais, inclusive, responde a denúncia por crime de homicídio qualificado. Luiz Henrique de Mello Lobo responde homicídio qualificado e organização criminosa.
 
Todos eles também são investigados pelas execuções apuradas na ‘Mercenários’. Foram apurados cinco homicídios e uma tentativa de homicídio, nesta fase. A operação deflagrada na manhã de segunda-feira (20) é um desdobramento das investigações de homicídios praticados em Várzea Grande nos meses de março e abril de 2016. Tais homicídios teriam sido praticados por pessoas associadas em organização criminosa composta de policiais militares e vigias que atuavam na região do bairro Cristo Rei.
 
Operação ‘Mercenários’ - Fase 1
 
A ‘Operação Mercenários’, deflagrada na terça-feira (26), prendeu 17 pessoas acusadas de formar um suposto ‘grupo de extermínio’. Entre os detidos estão seis policiais militares e seis vigilantes. Ao todo, eles teriam participado de ao menos cinco homicídios entre os meses de março e abril de 2016. Todos os militares presos são lotados junto ao Comando Regional II (Várzea Grande).
 
A maioria das ordens de prisão foram cumpridas no bairro Cristo Rei, alvo de inúmeros crimes que possuem o mesmo modo de atuação, homens encapuzados que chegam em veículos e disparam. Normalmente, as vítimas são homens e com idade entre 18 e 25 anos e têm passagens pela polícia.
 
Operação 'Mercenários' - Fase 2
 
Policiais militares são alvos da 2ª fase da Operação Mercenários deflagrada na manhã desta segunda-feira, 20 de fevereiro. Ao todo estão sendo cumpridos 21 mandados de prisão preventiva, 3 buscas domiciliares e 2 conduções coercitivas. Operação é um desdobramento das investigações de homicídios praticados em Várzea Grande nos meses de março e abril de 2016.
 
A operação foi deflagrada pela Polícia Judiciária Civil e conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar. Os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Várzea Grande contra dez pessoas, das quais quatro são policiais militares.
 
Veja a lista dos acusados:
 
Prisão Preventiva

JOSÉ FRANCISCO CARVALHO PEREIRA
JOSÉ EDIMILSON PIRES DOS SANTOS
HELBERT DE FRANÇA SILVA
CLAUDIOMAR GARCIA DE CARVALHO
PABLO PLÍNIO MOSQUEIRO AGUIAR
LAERCIO SALVATERRA FLORES
LUIZ HENRIQUE DE MELLO LOBO LIMA
DIEGO SANTOS DA SILVA
JEFERSON FÁTIMO DA SILVA
ALEX JOSÉ DA SILVA CUNHA

 
Conduções Coercitivas
 
VICENTE BUENO DE BARROS
MAX DIVINO DE CAMPOS
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet