Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sem risco

Manso pode ser controlado de 3 cidades diferentes e tem sistemas automatizados para evitar falhas; fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Manso pode ser controlado de 3 cidades diferentes e tem sistemas automatizados para evitar falhas;  fotos
A Usina Hidrelétrica (UHE) de Manso tem uma tecnologia de ponta que permite que ela seja controla de até três cidades diferentes. Além disto, existe um sistema automatizado para evitar qualquer tipo de falhas que coloque em risco a operação do local. Em caso de falha tecnológica, todo o sistema da barragem pode ser controlado através de uma sala, por uma única pessoa.


Leia mais:
Barragem do Manso está com 80% da capacidade e Furnas nega risco de colapso 

A supervisão do local explicou ao Olhar Direto, que esteve no local, que toda a unidade pode ser controlada de apenas uma sala, por uma única pessoa. Além disto, existem também comandos que podem ser dados direto do Rio de Janeiro (RJ), Itumbiara (GO) e da própria sala de controle. Como o sistema é automatiza e existe uma tecnologia de ponta por trás dos aparelhos, se houver algum tipo de erro, o próprio sistema acusa onde foi e o que é preciso para que seja consertado.


 
Também para evitar qualquer tipo de problema na barragem, um monitoramento é feito frequentemente em diversos pontos. O protocolo de segurança de barragem conta com instrumentação instalada, composta por 77 equipamentos de verificação do desempenho das estruturas. Neles, são monitoradas as partes de dilatação, infiltrações, entre outros. Todos os dados são encaminhados para a engenharia, no Rio de Janeiro, que os recebe em tempo real.
 
Em caso de um possível incêndio no gerador da usina, existe um sistema que aplica CO² na sala, que é uma câmara fechada. Sendo assim, ele retira o oxigênio do ar e, consequentemente, apaga o fogo, já que não pode ser jogado água dentro da máquina. No transformador, que está em um sistema isolado, existe outro sistema contra incêndio, onde é jogada água pressurizada. Tudo isto é feito de forma automática, mas também pode ser feito manualmente.


 
Além disto, existe um sistema nas comportas da usina, que faz com que elas desçam automaticamente em caso de qualquer tipo de problema. Segundo Furnas, empresa responsável pelo local, isso é feito para garantir a total segurança da operação e, principalmente, dos funcionários que trabalham na barragem.
 
Sem risco
 
Após uma série de boatos espalhados pelo WhatsApp, que davam conta de uma possível rachadura na barragem, Furnas explicou que “a Usina de Manso está em plenas condições de operar com segurança, não existindo qualquer anormalidade que comprometa sua integridade e/ou funcionalidade. FURNAS mantém um Protocolo de Segurança de Barragens cuja finalidade é o acompanhamento do comportamento das estruturas civis dos empreendimentos sob sua responsabilidade. O reservatório da Usina de Manso encontra-se com a elevação de 285,32 metros, o que representa volume útil de aproximadamente 80%”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet