Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Família pede ajuda

Menino de 2 anos tem pernas e todos os dedos das mãos amputados por causa da meningite

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Menino de 2 anos tem pernas e todos os dedos das mãos amputados por causa da meningite
Vítima de meningite bacteriana, o pequeno Fábio Henrique Santana, de 2 anos, sofreu a amputação dos dez dedos das mãos e das pernas em um período de 40 dias. A criança, que ficou internada em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC),  precisa de ajuda para aquisição de próteses, que lhe garantam mobilidade. 


Leia Mais:
Após vender casa e carro, pai briga na justiça para conseguir transplante que custa R$4 milhões para o filho

Fábio, que é morador do bairro Jardim Novo Paraíso, em Cuiabá, apresentou um quadro febril na data de 11 de janeiro deste ano. No dia seguinte foi levado por sua mãe, Angela Regina, para uma unidade de pronto-atendimento, mas voltou para casa com um diagnóstico de gripe. 

Sem apresentar melhoras,  e com ajuda de um amigo da família, o menino foi levado às pressas por sua família para a Policlínica do Verdão onde,  mediante a suspeita da doença, foi internado e transferido em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Além da menigite, ele também apresentou quadro de pneumonia. 

"A situação era  muito dificil. Chegamos a ficar desacreditados, mas ele é um guerreiro. Reagiu ao tratamento, está lutando",desabafa a tia Franciane Santana, que trabalha como operadora de caixa em uma loja de shopping center e tem se desdobrado para ajudar cuidar dos outros quatro irmãos de Fábio, uma bebê de cinco meses, e outras crianças que possuem 10,12 e 7 anos.  Por causa da meningite, todos os pequeninos foram monitorados e não apresentam sinais da doença. 

Ao Olhar Direto, Franciane contou que o menininho - após 16 dias na UTI - apresentou melhoras e foi para enfermaria. Entretanto, suas pernas (do joelho para baixo) passaram a apresentar sinais de necrose em razão da ausência de circulação do sangue. Sem alternativa, os  médicos amputaram os membros inferiores do menino já que havia o risco de morte.

No entanto, na última semana a ponta do nariz do garotinho, assim como os dedos das mãos também passaram a indicar falta de circulação sanguínea. "Por sorte, no rosto, o fluxo se normalizou, mas nos dedos, não", relata. Então, ele foi submetido a cirurgia na terça-feira (21)  e permanece internado.

"Estamos nos desdobrando como podemos. Meu pai tem ajudado a cuidar das crianças e minha filha, que tem 11 anos, também tem ajudado. É uma situação muito dificil. A minha irmã (que é manicure)  tem um bebê, de cinco meses, que não vê a mãe desde janeiro. Ela não consegue deixar o Fábio, cuida dele o tempo todo", contou. Questionada sobre o pai das crianças, ela informou que ele está em Castelo dos Sonhos (Pará) onde trabalha como garimpeiro. 

Em meio a correria para ajudar a irmã, cuidar dos sobrinhos e trabalhar, Fran pondera que toda ajuda é bem vinda. "Precisamos de fraldas para os menores e de leite também. Também estamos vendo a questão das próteses que ele terá de usar". 

Quem puder ajudar deve entrar em contato por meio do telefone (65) 99315-7919, com Franciane.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet