Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

cobrança de dívida

Seis são presos com arsenal em operação que apura morte de fazendeiro em MT

Seis são presos com arsenal em operação que apura morte de fazendeiro em MT
Oito mandados judiciais, sendo sete de busca e apreensão e um de prisão temporária, foram cumpridos em operação da Polícia Civil realizada, na manhã de hoje, 2, na área rural e urbana de São Félix do Araguaia (1.200 km a Nordeste). A operação “Zona Rural Segura” foi deflagrada com base em investigações do homicídio de um fazendeiro da região e resultou em seis pessoas presas e onze armas de fogo e centenas de munições apreendidas. O crime foi cometido por causa de uma dívida. 


Leia Mais:
Mulher morre após colisão entre ônibus e motocicleta; um fica gravemente ferido

O acusado, Fernando Jorge Rodrigues, 61, teve o mandado de prisão temporária, de 30 dias, cumprido. Ele é apontado como mandante do homicídio que vitimou fazendeiro, Ademir de Oliveira Pires, ocorrido no dia 12 de outubro de 2016. Na ocasião, um funcionário da vítima também sofreu uma tentativa de homicídio.

Logo após o crime, a equipe de investigadores da Delegacia de São Félix do Araguaia iniciou as diligências, nas proximidades da propriedade da vítima. Após quatro meses de investigações, Fernando foi apontado como principal suspeito e mandante da execução.

Dois dias antes do crime, o suspeito havia discutido com a vítima, em razão de uma dívida que possuía com o fazendeiro, chegando a ameaçá-lo de morte. A consumação do homicídio aconteceu 48 horas depois, quando pistoleiros executaram o fazendeiro com um tiro na cabeça.

O fazendeiro e seu funcionário seguiam em uma caminhonete quando caíram na emboscada armada pelos suspeitos, em uma estrada de terra próximo a sua propriedade, a 150 quilômetros de São Félix do Araguaia. O funcionário da vítima foi atingido com um tiro do pescoço, mas conseguiu assumir a direção do veículo e fugir.

Com a identificação dos suspeitos, o delegado de São Félix do Araguaia, Valmon Pereira da Silva, representou pelo mandado de prisão temporária contra Fernando e também contra os executores (ainda a serem cumpridos), que foram expedidos pela Justiça.

As ordens judiciais de busca e apreensão foram expedidas para realização de diligências na casa de Fernando e de alguns de seus amigos, contra os quais havia suspeita de dar suporte ao suspeito, guardando as armas de fogo e dando abrigo aos “seguranças”.

Segundo o delegado, após o crime, o clima ficou tenso na região, fazendo com que fazendeiros contratassem seguranças e a população ficasse receosa. “O próprio suspeito, Fernando, passou a andar com escolta armada, com medo de retaliações”, disse o delegado.

Na casa do investigado, foram apreendidas três armas, sendo uma delas de uso restrito, além de várias munições. Um dos seguranças de Fernando foi preso em flagrante pelo porte ilegal da arma de uso restrito. Na fazenda do suspeito, os investigadores localizaram outras três armas, sendo mais uma de uso restrito, centenas de munições de variados calibre. Dois seguranças forma presos em flagrante por posse iregular de arma de fogo. 

Durante as diligências, policiais descobriram que Fernando tem laços de amizade e grande influência com políticos da região, dentre eles, prefeitos e deputados.

Na casa e na oficina de um dos amigos do suspeito, foi encontrada uma espingarda calibre 22. O proprietário do imóvel foi conduzido em flagrante pelo posse ilegal da arma. Em outra fazenda, vizinha da propriedade de Fernando, policiais encontraram quatro armas de fogo de diferentes calibres, uma delas de uso restrito,além de diversas munições. No local, duas pessoas foram detidas pela posse das armas.

A operação “Zona Rural Segura” contou com a participação de 40 policiais civis, com o apoio da Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) de Confresa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet