Olhar Direto

Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Notícias / Política MT

Deputados aprovam PEC que destrava vaga no Tribunal de Contas e disputa deve se acirrar

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco/ Da Redação - Jardel P. Arruda

15 Mar 2017 - 12:11

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputados aprovam PEC que destrava vaga no Tribunal de Contas e disputa deve se acirrar
Com 18 votos favoráveis e nenhum contrário, os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (15) a proposta de emenda constitucional (PEC) 001/2015 que destrava a indicação de um substituto para a vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE), antes ocupada por Humberto Bosaipo.

Leia mais:
Após ser cotado, Fabris descarta disputa por vaga no TCE e declara apoio a deputado Zé Domingos

A vaga aberta, em fins de 2014 com a renúncia do ex-conselheiro, estava travada devido a uma ação proposta ela Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon), no Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte máxima do país determinou a paralisação das indicações até o julgamento do mérito do processo.

O problema era um artigo da Constituição Estadual que exigia um tempo mínimo de 10 anos para auditores poderem ser nomeados conselheiros. A PEC aprovada elimina esse artigo e faz a ação do STF perder objeto e destrava as indicações.

A disputa pela vaga já está deflagrada. Por enquanto, três deputados se colocaram como candidatos: José Domingos Fraga (PSD), Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende.

Por enquanto, as bancada do PSD e do PSB, que somam 10 parlamentares, declaram apoio a José Domingos. A oposição soma cerca de cinco votos para Sebastião Rezende. Maluf, ex-presidente da Casa e atual ordenador de despesas como primeiro-secretário da Assembleia, possui apoio do PSDB e de deputados independentes.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rubem Mauro
    15 Mar 2017 às 17:02

    A indicação é dá Assembleia no entanto não quer dizer que seja um Deputado, até mesmo porque, será difícil encontrar um que preencha os requisitos.

  • cuiabano
    15 Mar 2017 às 13:28

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Felisbrino
    15 Mar 2017 às 13:09

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • JEFERSON MATOS
    15 Mar 2017 às 12:54

    Ex-políticos votando as contas de amigos políticos? Onde está a isenção? Como confiar no julgamento de um conselheiro indicado pela Assembléia? VAGA DE CONSELHEIRO DO TCE DEVE SER OCUPADA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE POR PESSOAS CONCURSADAS. #FORATAQUES

Sitevip Internet