Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Notícias / Política MT

Caravana realiza mais de 73 mil atendimentos em São José dos Quatro Marcos

Da Redação - Lázaro Thor Borges

19 Mar 2017 - 15:12

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Caravana realiza mais de 73 mil atendimentos em São José dos Quatro Marcos
A quinta edição da Caravana da Transformação, que ocorreu entre os dias 7 e 17 de março no município de São José dos Quatro Marcos, chegou ao fim realizando mais de 73 mil atendimentos de saúde e de cidadania. Além de Quatro Marcos, pacientes de outros 33 municípios também foram atendidos durante a iniciativa. As informações são da assessoria de comunicação do Governo. 

Leia mais:
MT deve chegar a 13 mil cirurgias nas cinco edições da Caravana da Transformação


Em oftalmologia, mais de seis mil pessoas passaram por consultas e outras 3.800 fizeram cirurgias de catarata, pterígio e yag laser. No total, 38.466 procedimentos oftalmológicos foram realizados durante os 11 dias de atendimento. Com estes números, o Governo do Estado atingiu a marca de 14 mil cirurgias realizadas nas cinco edições do programa.

Ainda em saúde, por meio de uma parceria com o Hospital Regional de Cáceres, o Governo do Estado disponibilizou a pacientes já regulados e previamente agendados 339 atendimentos em oncologia, que ocorreram no PSF Jardim Bela Vista, próximo ao local de realização da Caravana de Quatro Marcos.

Nos serviços de cidadania, realizados nos dias 10 e 11 de março, mais de 34 mil atendimentos foram realizados. Entre os atendimentos mais procurados estão a emissão de documentos pessoais, cortes de cabelo, aferição de pressão, glicemia capilar e tipagem sanguínea, distribuição de livros e espaço lúdico da Biblioteca Itinerante, entre outros.

Ao todo, foram emitidos 245 RGs, 105 CPFs, 51 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, 168 Carteiras de Pescador Amador e 73 Cerificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), totalizando 642 documentos emitidos durante a Caravana.

Municípios atendidos

Além de Quatro Marcos, a quinta edição do evento atendeu a outros 13 municípios da região, entre eles Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis d’Oeste, Glória d’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu.

Entretanto, pacientes de outras regiões também procuraram os serviços da Caravana, entre eles: Barra do Bugres, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Jaciara, Matupá, Nova Lacerda, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poconé, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Vale do São Domingos e Várzea Grande. Também foram atendidos pacientes dos Estados de Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, totalizando pacientes de 33 localidades.

A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, explica que apesar de haver uma programação para os atendimentos dos municípios da região, não quer dizer que pacientes de outras cidades não serão atendidos. “Os serviços de saúde que oferecemos são atendimentos do SUS, qualquer pessoa tem o direito de receber atendimento durante as caravanas”.

Mas a coordenadora lembra que a Caravana deve percorrer outras regiões do Estado ainda este ano. Um estudo de viabilidade está sendo realizado para definir a região que será contemplada com a sexta edição da Caravana.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alguém
    21 Mar 2017 às 16:44

    senhor @joaoderondonopolis fizeram cerca de 73.000 atendimentos, incluindo os pacientes de todas as 33 cidades que compareceram... algumas até de fora do estado de MT, além de que... não foram 73 mil cirurgias e sim 73 mil atendimentos... incluindo exames, consultas.... durante o evento tbm tem o dia da cidadania que disponibiliza serviços sociais em prol do cidadão... a vigilância sanitária esteve presente em todo o decorrer do evento acompanhando de perto dentro dos centros cirúrgicos... o evento é mto sério e comprometido, o estado de MT não foi o primeiro a realizá-lo, e só aq esta foi a quinta edição... se fosse bagunçado com ctz já teriam denunciado ou algo do tipo... então...

  • joaoderondonopolis
    19 Mar 2017 às 21:03

    O Ministério Público tem que investigar estes atendimentos, pois nesta cidade a população não passa de 20.000 habitantes. Fizeram 73.000 atendimentos????.

Sitevip Internet