Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MEMÓRIA VIDA

Taques visita Pedro Pedrossian, fundador da UFMT e governador de Mato Grosso antes da divisão

Foto: José Luiz Medeiros / GCom MT

Pedro Taques (de) e Reinaldo Azambuja com o octagenário Pedro Pedrossian, em Campo Grande

Pedro Taques (de) e Reinaldo Azambuja com o octagenário Pedro Pedrossian, em Campo Grande

Principal responsável pelo novo conceito de gestão pública, com a divisão do Poder Executivo em secretarias de Estado, estatais e autarquias, o ex-governador Pedro Pedrossian foi um dos últimos a comandar o Estado unificado. O governador José Pedro Taques (PSDB) e o seu colega Reinaldo Azambuja (PSDB), de Mato Grosso do Sul, lhe fizeram uma visita de cortesia, em sua residência, em Campo Grande (MS).


Leia também:
Pedro Taques assegura debate sobre projetos do ajuste fiscal e diz que deseja construir uma sociedade melhor

Pedro Pedrossian declarou sentir orgulho do trabalho desenvolvido enquanto administrava o Estado. Ele foi o governador de Mato Grosso entre 1966 e 1971, antes de o Estado ser separado em 1977. Depois, foi duas vezes governador de Mato Grosso do Sul (1980-83 e 1991-95). Na segunda metade da década de 1960, teve influênica decisiva na criação e implantação da Univesidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
Pedrossian foi o primeiro senador eleito por Mato Grosso e, por duas vezes, eleito governador de Mato Grosso do Sul pelo voto popular. Ele e a esposa, Maria Aparecida, receberam Pedro Taques e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, na casa em que moram. 

Antes da divisão, depois de Pedrossian, Mato Grosso também foi governado por José Fragelli, Garcia Neto e Cássio Leite de Barros.
 
Hoje aos 88 anos de idade, Pedrossian fala pouco e com a ajuda da esposa conta um pouco da história dos dias do passado. “Pedro ama Cuiabá. Ele não era muito a favor da divisão, achava que Mato Grosso ‘inteiro’ seria imbatível. O estado mais poderoso da nação. Ele sente falta daquela cidade e daquela gente”, conta.
 
Taques foi presenteado com o livro de memórias do ex-governador, intitulado “O Pescador de Sonhos” e se identificou com vários trechos da publicação. “Várias vezes ele cita um projeto transformador, exatamente como nós estamos fazendo no Mato Grosso dos dias atuais. Foi um estadista que respeito muito e me sinto muito feliz em finalmente tê-lo conhecido pessoalmente”, afirmou o governador.
 
“Eu desejava um Mato Grosso em ação. Um Estado em movimento, numa dinâmica memorável que envolvesse todo o conjunto social, administrativo, econômico e cultural. [...] A se aliar e compreender a necessidade de em tudo colocar a dose certa de futuro, assegurando a ação integrada da redentora transformação de atitudes coletivas que o tempo e o trabalho se encarregariam de operar”, trecho do livro de memórias de Pedro Pedrossian, 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet