Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Trânsito

Fernando Corrêa terá faixa exclusiva para ônibus a partir da próxima semana

Foto: Luiz Alves

Fernando Corrêa terá faixa exclusiva para ônibus a partir da próxima semana
A avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, será a próxima via da capital a receber a faixa exclusiva para ônibus. A informação foi divulgada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e faz parte da lista de comemorações do aniversário de 298 anos do município. A faixa, conforme o peemedebista, será lançada às 18 horas, da próxima quinta-feira (13).


Leia mais:
Cuiabá cria espaço exclusivo para motos próximo a semáforos e faixa de pedestres
 
"A faixa dará sequencia a via expressa e ao que foi lançado na Avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça)", disse o prefeito. As faixas exclusivas já funcionam nos seguintes locais: avenidas Isaac Póvoas e Generoso Ponce, trecho do Tenente Coronel Duarte, Getúlio Vargas e a avenida do CPA.
 
Em toda a cidade, são mais de 10 quilômetros de corredores exclusivos. A ação tem como objetivo melhorar o fluxo do trânsito, reduzir o tempo médio de cada viagem, melhorar a eficiência do serviço e garantir o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Segundo um estudo da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), nos pontos com a faixa exclusiva a velocidade média dos ônibus aumenta de 13 para 24 km/h.
 
Em março, o prefeito adiou por quatro meses a aplicação de multas aos condutores que utilizarem a faixa exclusiva. Elas seriam feitas através das câmeras de monitoramento instaladas pela cidade. Durante estes 120 dias, os condutores serão apenas notificados, mas não autuados.
 
Para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.

Alguns motoristas questionam como será a situação com o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), já que o trânsito fica complicado com as diversas intervenções que serão feitas pelo Consórcio VLT. A maior preocupação é com as filas que podem se formar, principalmente em avenidas de grande circulação como a Fernando Corrêa e CPA. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet