Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

na capital

Audiência sugere censo de população em situação de rua e mapeamento de pontos de usuários de entorpecentes

Foto: Hozeander Antônio

Audiência sugere censo de população em situação de rua e mapeamento de pontos de usuários de entorpecentes
Elaboração de um censo dos usuários de drogas, levantamento dos locais apontados como ‘cracolândia’ na região do Centro Histórico de Cuiabá e desenvolvimento de ações planejadas e intersetoriais. Essas foram as principais indicações durante a audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores de Cuiabá, na última segunda-feira (10).


A audiência foi promovida pelo vereador Abilio Junior (PSC), com o objetivo de debater sobre ações e políticas públicas voltadas para o resgate da dignidade e da saúde das pessoas em situação de vício e vulnerabilidade social, instalados na região do Centro Histórico de Cuiabá, bem como o direito do uso seguro do espaço pelos transeuntes e turistas que possam visitar o local.

Segundo a assessoria de imprensa, o debate contou com a participação do coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, psiquiatra Quirino Cordeiro, que dentre as sugestões feitas, apontou a necessidade de um censo dos usuários de drogas da região, bem como o levantamento de áreas utilizadas por essas pessoas e as unidades de apoio a elas.

“Com o contingente populacional de Cuiabá, cerca de 600 mil pessoas, seriam necessárias pelo menos seis unidades de apoio psicossocial. Contudo, o município dispõe de apenas dois centros, sendo um mantido pelo Estado e outro pela rede municipal, conforme foi nos repassado”, disse Quirino, informando que à tarde reuniria com as Secretarias de Saúde de Cuiabá e do Estado para tratar sobre mecanismos de ampliar essa rede, e também rediscutir sobre o descredenciamento do Hospital Pisiquiátrico Adalto Botelho. “Temos que rever essa questão. Pois é a única unidade de tratamento em formato de internação de pessoas com problemas dessa natureza”, completou o psiquiatra.

Além do Ministério da Saúde, a audiência contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Secretaria de Saúde de Cuiabá e do Estado, Entidades Terapêuticas, Conselhos de Segurança, Defensoria Pública, Secretaria de Ordem Pública, dentre outras entidades civis e organizada.

Ao final, o vereador Abilio se comprometeu a cobrar das entidades públicas responsáveis a elaboração e execução do censo dos usuários; maior fiscalização da Universidade Federal de Mato Grosso, bares e demais pontos do Centro Histórico da Capital, quanto ao consumo livre e indiscriminado de drogas; a realização de novas audiências públicas para intensificar a temática; a elaboração de projeto municipal de políticas voltadas para pessoas moradoras de rua; a inclusão de profissionais de psiquiatria e psicologia nas escolas de rede pública municipal e a reativação do Centro POP, da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet