Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Entrave

Famílias lutam para evitar desapropriação de área verde e Prefeitura promete retirar moradores

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Famílias lutam para evitar desapropriação de área verde e Prefeitura promete retirar moradores
As famílias que vivem em uma área verde, no bairro Altos do Coxipó, em Cuiabá, continuam na luta para evitar uma desapropriação do local.Ao todo, são aproximadamente 200 famílias vivendo nas áreas, que somam quase 65 mil m² ao todo. Há um ano, uma ação foi realizada para tentar tirar as pessoas do local. Os moradores alegam que o local é um esgoto a céu aberto. A prefeitura municipal avisou que ainda esta semana retirará as pessoas do local.


Leia mais:
Famílias entram em barraco para tentar evitar desapropriação de área verde da prefeitura; fotos
 
“A prefeitura não está incomodada com a gente ali. Porém, os empresários e moradores da região é que estão denunciando. Ligaram para emissora de televisão dizendo que roubamos a área e que era para o prefeito fazer algo a respeito. Dizem que é uma área verde, que tem uma nascente, mas ali só tem um esgoto a céu aberto”, disse ao Olhar Direto Lea Soraia Alves Dantas, moradora da área.


 
Segundo Lea, existe um documento provando que o local foi doado pela gestão Mauro Mendes (PSB) a uma igreja. O presidente do bairro foi avisado e conseguiu impedir o processo: “Ali não tem nascente alguma. Antes da gente chegar, tinha vários estupros e diversos crimes sendo cometidos. Aqui existem famílias que precisam de um lar para morar. Precisamos de um pedacinho de terra para construir”.
 
Conforme as informações da prefeitura, são três terrenos que seriam áreas verdes. O primeiro tem 16 mil m², o segundo 21 mil² e o terceiro 27 mil². Os moradores alegam que existe um processo judicial que os amparam a ficar na área. Porém, a prefeitura disse desconhecer tal processo.
 
No ano passado, durante a desapropriação, diversas pessoas entraram um barraco para evitar que uma retroescavadeira derrubasse a casa. Empresários da região reclamam que já foram inclusive multados por tentar mexer em uma das ruas, já que ali é uma área verde e na questão da invasão, pouco está sendo feito.

Retirada

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Cuiabá informou ao Olhar Direto que o local é uma área verde e que pertence ao município. Ainda nesta semana, a Secretaria de Ordem Pública deve retirar os moradores do local. Máquinas deverão ser encaminhadas para realizar a limpeza do terreno. As famílias devem ser atendidas pela Secretaria de Assistência Social. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet