Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mulheres se destacam nos cursos de construção civil

Cresce a cada dia a participação das mulheres no setor da construção civil, uma área que até pouco tempo era dominada pelos homens. Os cursos do projeto Colher na Massa realizados em Rondonópolis são um exemplo do crescimento da presença feminina no setor. Dos 78 alunos que encerraram os treinamentos nesta quinta-feira (13.08) no município, 16 são mulheres. A secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, participou do encerramento dos cursos e destacou o envolvimento e participação das mulheres no projeto.

“Fico muito feliz em ver que cresce o número de mulheres no ramo da construção civil. Elas passam seu batom e põem a mão na massa, sem distinção com os homens e tenho ouvido de vários empresários a diferença que é ter uma mulher no canteiro de obras. Elas são mais caprichosas e detalhistas”, destacou a secretária sem desmerecer o empenho dos homens. “Vocês também estão de parabéns, porque além de concluírem o curso, não discriminaram as colegas e ainda tiveram paciência de compartilhar o conhecimento com elas”, completou.

A aluna Sandra Maria de Almeida, de 43 anos, moradora do bairro Vila Cardoso, é prova disso. Casada com um pedreiro ela contou que depois do curso passou a ensinar o marido como fazer melhor o assentamento de pisos. “No começo ele não gostava muito, mas depois viu que o meu conhecimento podia ajudar nós dois, pois trabalhando juntos ganhamos mais e realizamos um serviço melhor, agradando e conquistando os clientes”, comentou Sandra que fez o curso de assentador de revestimento cerâmico.

Foram quatro cursos realizados em Rondonópolis: pintor, assentador de revestimento cerâmico, instalador hidráulico e mestre obras. As aulas aconteceram no Lar Espírita Bezerra de Menezes, no bairro Jardim Iguaçu. O local ganhou várias melhorias graças ao projeto.

De acordo com o professor Elcias Rocha da Mata, 70% do cronograma dos cursos é composto por aulas práticas. “Eles aprendiam e já colocavam em prática o conhecimento. A instituição ganhou banheiros novos, a cozinha foi azulejada, a casa foi toda pintada, além de outros reparos que foram realizados no local”, disse.

Os cursos de instalador hidráulico, pintor e mestre obras tiveram 40 horas/aula, e o de assentador 80. Os alunos aprenderam desde como se organiza o canteiro de obras, as fundações, até como realizar instalação de água quente e fria no banheiro. O treinamento incluiu ainda aulas sobre texturas e assentamento de todo tipo de piso.

A professora aposentada Marilda Araújo Oliveira, 52 anos, uma das coordenadoras do Lar Bezerra de Menezes agradeceu a parceria no projeto. “Foi excelente esta parceria. Oferecemos nosso espaço para que eles fizessem os cursos e recebemos de volta benfeitorias, como essa bancada e o piso da cozinha, todos azulejados”, apontou Marilda para a área externa da cozinha toda reformada.

O Lar atende aproximadamente 200 pessoas com um sopão, servido aos sábados para as famílias carentes que frequentam o local. Além da comida, eles também dão apoio fraterno, realizam a evangelização de crianças e distribuem alimentos e vários tipos de donativos. “Vivemos 100% de doação e todo tipo de ajuda é bem vinda para o trabalho que desenvolvemos”.

O projeto Colher na Massa é uma parceria do Governo do Estado, por intermédio da Setecs e da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), com o Senai. Até o final de 2009, o projeto prevê a qualificação de mais de 900 trabalhadores em 32 municípios. De 2003 até 2008, o Governo do Estado já qualificou 4.370 trabalhadores em 159 turmas. E em 2009 já foram qualificadas 178 pessoas em nove turmas.

Segundo a superintendente de qualificação profissional da Setecs, Rosamaria Ferreira de Carvalho, para o segundo semestre a Secretaria vai lançar mais cursos para o município. “Estamos visitando alguns empresários e apresentando os nossos projetos de qualificação. E ao mesmo tempo já consultamos quais as áreas que têm mais carência de mão-de-obra”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet