Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SEM CONDIÇÕES

Prefeitura de Cuiabá vai à Justiça contra determinação que muda serviços de coleta de lixo

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Prefeitura de Cuiabá vai à Justiça contra determinação que muda serviços de coleta de lixo
Como não tem condições de colocar 34 carros atrás dos 34 caminhões de coleta de lixo, a Prefeitura de Cuiabá vai recorrer contra a determinação do Ministério do Trabalho que proíbe os garis de andarem em carona no suporte traseiro dos veículos. A determinação provocou aumento de mais de 80% no tempo necessário para coletar a mesma quantidade de lixo, principalmente em bairros distantes da área central de Cuiabá.

 
“A Procuradoria Geral do Município estuda a melhor forma de recorrer. Não entendo a questão jurídica e, em breve, os procuradores vão decidir o que fazer. Mas a questão prática é a seguinte: a coleta piorou porque o Ministério do Trabalho exige que os garis andem somente a pé ou dentro das cabines dos caminhões [para percursos acima de 100 metros], o que aumenta o tempo necessário para coletar”, afirmou o secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, durante audiência pública para comemorar o Dia Nacional do Líder Comunitário, no plenário da Câmara de Cuiabá.
 
Leia Mais:
- Câmara de Cuiabá vai convocar empresa de limpeza urbana para explicar falha em coleta de lixo

- Depois da Secom, Emanuel vai separar as Secretarias de Turismo e Cultura, mas Esportes permanece adjunta

“Ou então que a prefeitura coloque um carro, logo atrás, para levá-los. E isso está fora de questão, por ser inexequível”, justificou ele, para a reportagem do Olhar Direto. Hoje, com a decisão do Ministério do Trabalho, cada caminhão pode transportar no máximo dois garis – antes eram três.
 
O secretário de Serviços Urbanos lembrou que os garis percorrem 20 quilômetros por noite, quando pegam carona na traseira do caminhão de lixo. Sem pegar ‘chepa’ no caminhão, os garis percorrem 40 quilômetros por noite. “A notificação chegou no dia 26 e estamos buscando formas de recorrer. Nos bairros onde a situação está crítica, vamos utilizar caminhões da própria Secretaria [de Serviços Urbanos] para fazer a coleta, excepcionalmente”, observou Roberto Stopa.
 
Iluminação
Já a iluminação pública apresentou sensível melhora em Cuiabá, nos últimos anos. “Em 2013, tínhamos 63 mil braços de luz nas ruas da cidade. Hoje temos 77, sem que haja nenhum programa do governo [federal] que financie o investimento”, declarou o secretário.
 
Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos já iluminou três mini-estádios e outros três estão em fase de implantação. “Colocamos iluminação nova nos mini-estádios do CPA-IV, Novo Horizonte e Pedregal. Estamos implantando no Rio dos Couros e Três Poderes”, explicou Stopa, argumentando tratar-se de importante alternativa de lazer para as comunidades beneficiadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet