Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ÁGUA FÁCIL

Governador anuncia implantação de sistemas de abastecimento de água potável em 25 municípios

09 Mai 2017 - 17:47

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda/ Da Redação - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Governador anuncia implantação de sistemas de abastecimento de água potável em 25 municípios
Pelo menos 40 comunidades, em 25 municípios mato-grossenses, vão receber os chamados Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) do programa “Água Fácil”. Com a instalação dos sistemas, o Governo prevê resolver o problema de aproximadamente 16 mil pessoas que moram em comunidades rurais e não têm acesso à agua tratada no Estado.


Leia mais:
Taques exalta o passado e projeta Mato Grosso com emprego, renda e qualidade de vida para os próximos 269 anos

Ao anunciar o investimento, que deverá ser de mais de R$ 6 milhões, o governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que, embora o fornecimento de água seja de responsabilidade dos municípios, o Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), assumirá o compromisso dessas obras.

“Quero dizer aos prefeitos que neste momento de crise nós estamos juntos, juntos para superar a crise. Chapada dos Guimarães, por exemplo, é um município que padece por falta de água, até parece uma piada, lá tem mais de 450 cachoeiras e não tem água na sede do município”, citou Pedro Taques, que anunciou também a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município.

A ETA de Chapada é uma obra que foi viabilizada através de uma emenda parlamentar de quando a prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) era deputada federal. A contrapartida do Governo do estado será de cerca de R$ 4 milhões.

“A Thelma apresentou uma emenda há muito tempo e nunca se resolveu isso. Mas o nosso governo assumiu um compromisso durante a campanha para resolver a questão da água e vamos inaugurar em junho, antes do festival de inverno, a estação de tratamento”, afirmou.

Segundo a prefeita, o novo sistema irá possibilitar resolver o problema da falta de água em Chapada pelos próximos 50 anos. “O sistema que eu tenho hoje é de 50 litros por minuto, com essa ETA eu vou ter mais 100 litros. Então, eu vou resolver por mais uns 50 anos essa questão da água na Chapada”, disse Thelma.

O SSAA é uma pequena central de captação, tratamento e fornecimento de água, voltada a atender localidades rurais que não estão interligadas nas redes de abastecimento dos municípios.

Entre os municípios contemplados, estão Rio Branco, Curvelândia, Cáceres, Comodoro, Nova Lacerda, Conquista D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Livramento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet