Olhar Direto

Terça-feira, 24 de outubro de 2017

Notícias / Política MT

Governo se reúne nesta terça-feira com a bancada federal em busca de “socorro” à Saúde

Da Redação - Érika Oliveira

12 Jun 2017 - 15:38

Foto: Chico Valdiner / GCom-MT

Governo se reúne nesta terça-feira com a bancada federal em busca de “socorro” à Saúde
O governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho Vieira, vão à Brasília nesta terça-feira (13) pedir apoio da bancada federal para resolver a crise na Saúde. O objetivo é realocar os recursos das emendas parlamentares, em torno de R$ 82 milhões, aplicando a verba no pagamento da dívida com os Hospitais Regionais.

Leia mais:
Bancada quer reunião com Pinheiro e Taques para definir entre pagar dívidas dos Hospitais Regionais ou equipar novo PS

“É uma agenda que vem sendo construída já há algum tempo. O deputado Victorio Galli e o deputado Nilson Leitão, junto com toda a bancada, estão preocupados e solidários com essa questão da saúde. Nós estamos tentando buscar um entendimento para que a emenda de bancada possa ser destinada para a saúde do Estado”, afirmou José Adolpho.

Inicialmente, a verba da emenda de bancada de 2016, que é impositiva e será cumprida pelo Governo Federal por força de lei, estavam previstos para a compra de equipamentos do novo Pronto-Socorro de Cuiabá.

Contudo, devido à crise do sub financiamento da saúde em Mato Grosso, em que o Estado possui cerca de R$ 300 milhões de dívidas no setor, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), a pedido do governador, protocolizou um pedido para alterar a destinação do recurso e usar o dinheiro para saldar parte da dívida. O tema já foi tratado em uma reunião da bancada realizada no dia 06 de junho, no gabinete do senador Cidinho Santos (PR).

A maioria da bancada - formada por Cidinho, Wellington Fagundes (PR), José Medeiros (PSD), Adilton Sachetti (PSB), Carlos Bezerra (PMDB), Ezequiel Fonseca (PP), Fábio Gacia (PSB), Nilson leitão, Ságuas Moraes (PT), Valtenir Pereira (PMDB) e Victório Galli (PSC) – não vê empecilho na troca da destinação, uma vez que continuaria na área da saúde, mas também demonstra preocupação com a compra dos equipamentos do novo Pronto-Socorro.

Resistente a proposta, o deputado Fábio Garcia emitiu nota afirmando que só concorda em mudar a destinação da emenda se o governador Pedro Taques se comprometer a comprar os equipamentos ao novo Pronto-Socorro.

“Eu tenho que ressaltar o esforço de todos os deputados e senadores, que estão empenhados em nos ajudar a resolver essa situação, esse momento difícil. Existem algumas resistências, mas eu tenho certeza que com uma boa conversa a gente consegue chegar em um entendimento e garantir esse dinheiro novo”, avaliou o chefe da Casa Civil.

O governador Pedro Taques afirmou, nesta segunda-feira (12), que não vai poder participar da reunião, mas que irá se reunir com a bancada em um café da manhã para tratar do assunto.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • joaoderondonopolis
    12 Jun 2017 às 17:16

    Precisa-se de um governador que governa.

  • joao do pedregal
    12 Jun 2017 às 16:29

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet