Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EMENDAS PARLAMENTARES

Governo se reúne nesta terça-feira com a bancada federal em busca de “socorro” à Saúde

Foto: Chico Valdiner / GCom-MT

Governo se reúne nesta terça-feira com a bancada federal em busca de “socorro” à Saúde
O governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho Vieira, vão à Brasília nesta terça-feira (13) pedir apoio da bancada federal para resolver a crise na Saúde. O objetivo é realocar os recursos das emendas parlamentares, em torno de R$ 82 milhões, aplicando a verba no pagamento da dívida com os Hospitais Regionais.


Leia mais:
Bancada quer reunião com Pinheiro e Taques para definir entre pagar dívidas dos Hospitais Regionais ou equipar novo PS

“É uma agenda que vem sendo construída já há algum tempo. O deputado Victorio Galli e o deputado Nilson Leitão, junto com toda a bancada, estão preocupados e solidários com essa questão da saúde. Nós estamos tentando buscar um entendimento para que a emenda de bancada possa ser destinada para a saúde do Estado”, afirmou José Adolpho.

Inicialmente, a verba da emenda de bancada de 2016, que é impositiva e será cumprida pelo Governo Federal por força de lei, estavam previstos para a compra de equipamentos do novo Pronto-Socorro de Cuiabá.

Contudo, devido à crise do sub financiamento da saúde em Mato Grosso, em que o Estado possui cerca de R$ 300 milhões de dívidas no setor, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), a pedido do governador, protocolizou um pedido para alterar a destinação do recurso e usar o dinheiro para saldar parte da dívida. O tema já foi tratado em uma reunião da bancada realizada no dia 06 de junho, no gabinete do senador Cidinho Santos (PR).

A maioria da bancada - formada por Cidinho, Wellington Fagundes (PR), José Medeiros (PSD), Adilton Sachetti (PSB), Carlos Bezerra (PMDB), Ezequiel Fonseca (PP), Fábio Gacia (PSB), Nilson leitão, Ságuas Moraes (PT), Valtenir Pereira (PMDB) e Victório Galli (PSC) – não vê empecilho na troca da destinação, uma vez que continuaria na área da saúde, mas também demonstra preocupação com a compra dos equipamentos do novo Pronto-Socorro.

Resistente a proposta, o deputado Fábio Garcia emitiu nota afirmando que só concorda em mudar a destinação da emenda se o governador Pedro Taques se comprometer a comprar os equipamentos ao novo Pronto-Socorro.

“Eu tenho que ressaltar o esforço de todos os deputados e senadores, que estão empenhados em nos ajudar a resolver essa situação, esse momento difícil. Existem algumas resistências, mas eu tenho certeza que com uma boa conversa a gente consegue chegar em um entendimento e garantir esse dinheiro novo”, avaliou o chefe da Casa Civil.

O governador Pedro Taques afirmou, nesta segunda-feira (12), que não vai poder participar da reunião, mas que irá se reunir com a bancada em um café da manhã para tratar do assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet