Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DESCASO

Após oito anos, Avenida Alameda em Várzea Grande ainda corre risco de desabamento

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Após oito anos, Avenida Alameda em Várzea Grande ainda corre risco de desabamento
Oito anos após o inicio de uma erosão em parte da Avenida Alameda, às margens do Rio Cuiabá, em Várzea Grande, moradores temem que agora toda a pista ceda e com isso até as casas que margeiam o rio fiquem prejudicadas.   Segundo populares, um rapaz conhecido como ‘Jacaré’ que teria deficiência visual chegou a cair em um dos buracos e teve que ser resgatado por pessoas que passavam no local.


Leia Mais: 
Geólogo recém-formado morre e outros quatro ficam feridos em desabamento de mina em MT

 Apesar de crianças e idosos trafegarem pela Avenida, só há uma pequena faixa de sinalização que teria sido colocada após o acidente.

Com o processo erosivo, diversas árvores foram arrastadas, parte da calçada e ciclovia também já se encontra em baixo d’água.
 
Atualmente uma árvore que ultrapassa o nível dos postes de iluminação e com raízes grossas que já estão à mostra, amedrontam quem passa por ali. O medo é que com as chuvas, e o aumento do nível do Rio Cuiabá, o desmoronamento venha a puxar a árvore que irá carregar a fiação elétrica e toda a rua, devida a sua grande proporção. Além disso, o fluxo de carretas carregadas de animais é grande, devido a uma fábrica do ramo alimentício que fica sediado na região.
 
Segundo o comerciante Ademir de Almeida, de 47 anos, diversas autoridades já vieram ao local, porém até agora nada foi resolvido. “Eles vêem tiram fotos, e nunca dão um retorno sobre quando vão arrumar.”
Ele ainda conta que os moradores já organizaram um protesto, e até vídeo nas redes sociais na intenção de chamar atenção das autoridades, mas não adiantou. “Quando a pista cair por completo e alguém cair dentro do rio eles irão pensar em fazer algo”, completou o comerciante.
 
Problema antigo
 
O problema na Avenida, não é de agora. Os primeiros sinais de desmoronamento teriam começado em um período chuvoso do ano de 2010. Na época a via chegou a ser interditada para uma troca de manilhas que ficava em baixo da pista, porém foi preciso colocar blocos de concreto para agüentar o fluxo de caminhões.
 
Outro lado
 
Ao Olhar Direito, por meio de nota, a Prefeitura de Várzea Grande informou que a falta de manutenção preventiva e periódica, de gestões anteriores acabou levando ao desbarrancamento de parte da Alameda Júlio Muller que margeia o Rio Cuiabá. Projetos arquitetônicos estão sendo elaborados para correção das falhas e que posteriormente serão licitados e contratados.

Estes mesmos projetos prevêem a urbanização da orla do lado de Várzea Grande. O projeto de recuperação e as obras da Orla do Porto estão previstas no Plano Plurianual – PPA 2018/2021 que se encontra em apreciação pelos vereadores de Várzea Grande.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet