Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Investigações

DHPP relata 229 inquéritos em apenas seis meses e delegado destaca “comprometimento da equipe”

Foto: Reprodução/PJC

DHPP relata 229 inquéritos em apenas seis meses e delegado destaca “comprometimento da equipe”
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) relatou, de janeiro a 10 julho deste ano, 229 inquéritos com autoria identificada referentes a homicídios ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande, atingindo a média de 71,7% de esclarecimentos. “Esse número é altíssimo em relação a outros estados da federação que têm índice de 10 a 15%”, afirma o delegado André Renato, titular da unidade.


Leia mais:
DHPP
 
Nos seis primeiros meses foram efetuadas as prisões de 48 criminosos durante 26 operações policiais internas, além de quatro presos em flagrante. Com isto, a DHPP atingiu a primeira meta prevista para 2017, denominada de ‘Avança DHP’. Com prazo de 120 dias, a meta começou no mês de março e finalizou no dia 10 de julho, quando foram registrados 107 homicídios, sendo 77 em Cuiabá e 30 em Várzea Grande.
 
No período de 4 meses, a DHPP realizou 24 operações policiais que resultaram na prisão 29 autores de crimes de homicídios, sendo 3 em flagrante e 26 por mandados de prisão, além do cumprimento de 7 buscas e apreensão domiciliar e 5 conduções coercitivas. “Os inquéritos, não, necessariamente, são do ano de 2017, temos deste ano, mas também de anos anteriores. Logicamente,  os inquéritos de homicídio demandam um pouco mais da investigação e mais trabalho. Mas a Delegacia de Homicídios tem uma ‘expertise’ e por, conta disso,  nossa resolutividade é alta. Muitos dos nossos inquéritos são relatados e encaminhados à Justiça com identificação da autoria criminosa”, explica o delegado.
 
Os inquéritos concluídos no prazo de 120 dias estavam distribuídos nos cartórios de 8 delegados, que atuam com uma média e 2 escrivães e 4 investigadores de polícia. "O comprometimento dessa equipe de delegados, escrivães e investigadores é o que faz a diferença. Sem o esforço deles não conseguiríamos esclarecer esses homicídios, para que os autores sejam responsabilizados”, afirmou o delegado.

Os mais de 71% de casos esclarecidos são comemorados pelo delegado André Renato. “Esse número é altíssimo em relação a outros estados da federação que têm índice de 10 a 15 %”, afirma. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet