Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

engarrafamento

Motoristas dizem que modificação na Miguel Sutil piorou o trânsito no local

14 Ago 2009 - 18:28

Da Redação - Thalita Araújo e Lucas Bólico

Foto: Lucas Bólico/Olhar Direto

Engarrafamento causado pela rotatória

Engarrafamento causado pela rotatória

Um dos “gargalos” no trânsito de Cuiabá que mais irritava – e atrasava – os motoristas, no trevo da Avenida Miguel Sutil com a Osvaldo Correa, próximo ao Parque Mãe Bonifácia, ganhou nova estrutura, com objetivo de facilitar o tráfego. Porém, a nova rotatória, pronta há uma semana, tem causado reclamações de motoristas, que afirmam que o problema, ao invés de ser resolvido, só piorou.


William Mendes da Silva trabalha no posto de combustíveis que fica bem em frente à rotatória. Durante quase todo o dia ele fica no pátio do posto, de onde vê tudo que ocorre no trânsito. “O tráfego ficou pior após a modificação na rotatória e a retirada dos semáforos. O engarrafamento ficou mais intenso”, diz o frentista.

“Antes o congestionamento era só nos horários de pico, de manhã, de tardezinha... Agora, faz fila o dia inteiro aqui, em qualquer horário”, continua William. Ele conta que os carros tentam driblar a situação e passam todo momento pelo pátio do posto, o que está criando situações perigosas.

Um engenheiro ambiental que parou o carro no pátio do posto afirmou que a modificação foi “um absurdo, porque o trânsito está o cúmulo”. Ele diz que o local merecia uma engenharia bem estudada e bem feita.

Já outro motorista, Celso Evangelista, que passa todos os dias pelo local no fim da tarde, diz que gostou da modificação. Ele afirma que, pelo menos no único momento em que passa ali, horário de “rush”, o trânsito ficou menos devagar, com um fluxo melhor.

O gerente do posto de combustíveis, Gesival Rodrigues, diz que o estabelecimento já registrou queda nas vendas desde a última semana, quando a modificação no entroncamento das avenidas ficou pronta. A média era de 6 mil litros de combustíveis vendidos por dia, o que caiu para 4,5 nos últimos dias.

Rodrigues conta que no fim da tarde de ontem (13) havia uma fila de carros até o supermercado Big Lar, na Avenida Miguel Sutil, bem distante do local.

Explicação da SMTU

O secretário de trânsito e transportes de Cuiabá, Edivá Alves, contou em entrevista ao Olhar Direto que apesar da rotatória ter aumentado, a pista não diminuiu, apenas foi um pouco deslocada. Segundo ele, conforme a rotatória ficou maior, as calçadas em seu entorno diminuíram, fazendo com que a pista mantenha a mesma largura de antes.

Edivá conta que a obra visava destravar a rotatória retirando o semáforo. Porém, diz que apesar de trazer mais conforto a quem passa de carro, a volta de semáforos está sendo discutida. Isso porque a cada vez que um pedestre quer atravessar a rua os carros têm que parar, o que atrasa o tráfego e aumenta o congestionamento.

Com a volta dos sinaleiros, ele explica que os pedestres terão de esperar a vez para atravessar a rua, isso diminuiria as constantes paradas dos motoristas, o que teoricamente desafogaria o trânsito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet