Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CORTES

Secretário de Cultura ressalta dificuldades para manter ações: ‘esse ano está sendo muito difícil’

22 Jul 2017 - 11:30

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda / Da Redação - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Secretário de Cultura ressalta dificuldades para manter ações: ‘esse ano está sendo muito difícil’
A crise financeira que assola os cofres públicos continua atingindo, um por um, todos os setores da administração pública. Nem a Cultura, cujos orçamentos comumente são mais baixos, passou ilesa. Após o anúncio do Governo de que seriam feitos uma série de cortes e ajustes em programas, a exemplo do ‘Vem Pra Arena’, o titular da Pasta, Leandro Carvalho, disse em entrevista que 2017 tem sido um ano “muito difícil” para o setor.


Leia mais:
- Governo reajusta orçamento e corta recursos de programas como o 'Vem Pra Arena'
- Gustavo de Oliveira afirma que cortes e ajustes de gastos visam garantir “entregas”

“A gente vive essa realidade de restrição, é uma realidade do Brasil e de Mato Grosso, inclusive. Não é uma novidade trabalhar com poucos recursos, esse ano está sendo muito difícil. Eu converso permanentemente com o governador sobre isso e a gente luta para conseguir apoio”, disse o secretário, durante o lançamento do programa Arena+, na última sexta-feira (21).

“Isso que nós estamos vivendo hoje, aqui, é a somatória de um leque de parcerias para a gente continuar promovendo ações importantes para a cultura”, completou, ressaltando a importância das parcerias público-privadas para manter não só os programas que já estão em vigências, mas também o lançamento de novos projetos.

Conforme havia adiantado a reportagem do Olhar Direto, Leandro confirmou a incerteza com relação as próximas edições do ‘Vem Pra Arena’, que segundo informou o secretário, tem um custo de R$ 350 mil para o Governo, a cada evento realizado.

“Nós estamos trabalhando para evitar cortes nas atividades, nos programas, incluindo o ‘Vem Pra Arena’. Nós estamos fazendo tudo o possível para manter a programação, para manter o planejamento, estamos com alguns atrasos isso, evidentemente, é contra a nossa vontade. Mas a situação financeira realmente é bastante crítica”, afirmou.

No início do ano, o Governo havia divulgado uma agenda contendo quatro edições do 'Vem Pra Arena', das quais somente uma foi de fato realizada. O evento previsto para os dias 08 e 09 de julho foi cancelado, sem estimativas de uma nova data. E, as outras duas edições, marcadas para os meses de setembro e dezembro deste ano, também podem não ocorrer.

O 'Vem pra Arena' surgiu em 2015, e desde então leva ao entorno da Arena Pantanal shows, atividades de lazer, feiras gastronômicas e de artesanato durante todo o final de semana.

“Ainda não está garantido, nós vamos ter a celebração do 7 de setembro, que vai ser na Arena. E o nosso plano é fazer integrado, o 7 de setembro junto do ‘Vem Pra Arena’. É um dos programas mais bacanas dessa administração, então todo mundo fica na expectativa de que aconteça, ne?! Mas, mais uma vez, a gente está fazendo de tudo para não cancelar. Mas, enfim, se houver essa necessidade, faz parte do momento difícil que nós estamos vivendo”, avaliou o secretário. 

De acordo com Leandro, ele tentará minimizar o impacto do enxugamento de contas na Cultura com objetivo de manter o ambiente positivo do setor. “Tem certos investimentos que a gente pode segurar, adiar ao invés de cancelar, e ir levando com jogo de cintura para que as coisas não deixem de acontecer e para manter esse clima positivo, esse entusiasmo que a gente vive dentro do setor cultural. Imagina, hoje a gente tem a apresentação do resultado da Escola de Teatro, uma turma de 55 pessoas, uma revolução no setor. Amanhã, a gente já tem a apresentação do nosso primeiro filme audiovisual, o ‘bala perdida’. Estamos falando de resultados concretos da área de artes cênicas. Nós queremos manter esse ritmo de entrega, de produção. A gente quer lançar o novo edital de produção audiovisual, em parceria com a Ancine”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet