Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

prazo curto

Proposta final para retomada das obras do VLT coincide com volta de Taques; governo em silêncio

26 Jul 2017 - 17:02

Da Redação - Jardel P. Arruda e Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Proposta final para retomada das obras do VLT coincide com volta de Taques; governo em silêncio
A equipe do Governo Pedro Taques responsável pelo acordo com o Consórcio VLT para retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) continua as tratativas para tentar atender aos pedidos do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, manter a empresa interessada no trabalho e construir respostas aos questionamentos feitos pelo juiz federal Ciro Arapiraca. Tudo isso até quinta-feira (27), quando acaba o prazo determina  pelo magistrado.


O procurador-geral do Estado, Rogério Gallo, trabalha pessoalmente na nova minuta de acordo. Servidores da PGE ainda estão em reuniões com técnicos da Secretaria das Cidades (Secid) e do Consórcio VLT. Até o fim do prazo, nem Gallo, nem qualquer outro membro da administração estadual devem se pronunciar oficialmente sobre o documento em construção. Na segunda-feira (24), o Governo do Estado apresentou, oficialmente ao Consórcio a nova versão do documento, mas a minuta ainda pode sofrer modificações até quinta.

Leia mais:
Força de Fávaro para fazer parte da chapa majoritária deve obrigar José Medeiros a mudar costura para 2018

No prazo final para a entrega do novo acordo, o governador Pedro Taques (PSDB) retorna de sua licença. Ele está em São Paulo para cuidar de assuntos pessoais e tratar da saúde, inclusive com nova bateria de exames. Em sua volta aos serviços, deve fazer pessoalmente a entrega da minuta do acordo para a Justiça Federal caso as perspectivas de conseguirem a homologação.

Anteriormente, Taques garantiu que o Governo irá atender várias demandas dos Ministérios Públicos, mas lembrou que questões como valores e tempo de construção da obra também devem ser discutidos em outras instâncias, como Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No parecer do MPE e do MPF, era solicitada a redução dos valores pagos ao Consórcio – o Governo propõe o pagamento de mais R$ 900 milhões para a conclusão da obra - além da redução do prazo de 24 para 19 meses, o que representa um dos principais entraves.

Já o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos (PSDB), que comandou aproximação do Governo com o Consórcio VLT para a retomada das obras, disse ser possível atender praticamente todas as exigências. Reiniciar a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos é a principal missão dele à frente da Secid.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet