Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

cuiabá

Prefeitura firma parceria com HUJM para agilizar atendimentos de cardiologia e ortopedia

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Prefeitura firma parceria com HUJM para agilizar atendimentos de cardiologia e ortopedia
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou nesta quarta-feira (26) um Termo de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa que administra o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT). O objetivo do convênio é, a longo prazo, zerar as filas abrindo novos serviços de cardiologia, ortopedia pediátrica e otorrinolaringologia na rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.


Leia mais:
Prefeito prepara “plano Pinheiro” para saúde e dá ordem para atendimento no corredor enquanto isso

“São situações bastante graves, filas enormes, que levam meses e, às vezes, até anos, comprometendo vidas e agravando doenças. Eu não posso permitir que isso ocorra na minha gestão. Esse aqui é um dos passos, com o Júlio Müller e com outras instituições, para garantir uma saúde pública humanizada e de qualidade”, defendeu o prefeito Emanuel Pinheiro, que explicou que o termo assinado nesta quarta-feira integra o ‘Plano Pinheiro’, a ser lançado nos próximos dias.

O ‘Plano Pinheiro’, que segundo o prefeito visa garantir a humanização da saúde pública de Cuiabá, deve apresentar ações a curto, médio e longo prazo para intervenção no Pronto-Socorro e nas demais unidades de saúde geridas pela prefeitura.

“Eu só não esperei para anunciar [a parceria com a Ebserh] junto do plano devido a necessidade de se acelerar. O plano está sofrendo alguns ajustes necessários nessa reta final de validação. Mas, enquanto isso, eu não vou deixar que as ações que salvam vidas esperem pelo plano. Elas serão lançadas antes e depois integram o plano”, afirmou Emanuel.

De acordo com o prefeito, aproximadamente 50 mil pessoas aguardam por procedimentos clínicos e para agendar cirurgias em Cuiabá, nas especialidades que integram o Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e o Júlio Müller.

As filas, que já não são nenhuma novidade para a população, chamaram a atenção de uma comissão de deputados estaduais que percorreu os corredores do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá no início deste mês. A visita dos parlamentares deu celeridade à elaboração do ‘Plano Pinheiro’.

“No geral, passa da casa dos 50 mil [a demanda] procedimentos e cirurgias. Quando nós apresentarmos o ‘Plano Pinheiro’ nós vamos dar esses números redondos, por casos, por patologias e vamos apresentar ações como essa daqui, para unir forças e zerar as filas”, disse o prefeito.

“Os atendimentos começam imediatamente. O convênio foi assinado agora e no mais tardar segunda-feira, dia 31 de agosto, estará de vento em polpa, em pleno funcionamento, correndo para zerar as filas”, concluiu.

Para o promotor de Justiça Alexandre Guedes, que participou da assinatura do Termo como representante do Ministério Público, são parcerias como essas que trazem resultados efetivos para a população. Pois, em sua opinião, de nada adianta judicializar ações contra o Governo sem que haja oferta de serviços.

“O Ministério Público vê com muita satisfação que a gestão pública, especialmente o município de Cuiabá, está tomando os atos políticos e administrativos necessários para resolver essa demanda. Não vai zerar fila enquanto não aumentar a oferta de serviço, isso é importante que se diga”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet