Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

​MORADORES DE RUA

Moradores denunciam aumento nos roubos após criação de albergue para retirados da Ilha da Banana

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Casa foi alugada pela prefeitura para abrigar os moradores de rua

Casa foi alugada pela prefeitura para abrigar os moradores de rua

Os moradores da Rua 12 de outubro, no Centro Norte de Cuiabá, denunciam casos de invasão e roubo na rua após a criação, pela prefeitura, de um albergue para os moradores de rua que se abrigavam na Ilha da Banana antes do início das obras de demolição. Pelo menos seis casas da rua já foram invadidas pelos moradores de rua, inclusive a do artista Adir Sodré.

 
Leia mais:
Dependentes químicos se recusam a sair da Ilha da Banana e vivem em prédio ‘reservado’
 
Os moradores contam que vivem com medo e muitos deles não quiseram ser identificados. Funcionárias da escola de inglês “Cultura Inglesa” contaram que já foram vítimas dos novos moradores da rua e que já informaram a Prefeitura da situação.

“Há umas três semanas mais ou menos, eles entraram aqui durante a noite. Levaram televisão, cadeiras e ainda deixaram algumas coisas do lado de fora. O pessoal da prefeitura está sabendo, eles vieram aqui já dizendo que iriam marcar uma reunião com todo mundo da rua para discutir esta situação”, disseram.

A dona de casa Rosangela Moraes disse que nunca foi assaltada e que nunca invadiram sua casa, mas contou que outros vizinhos não tiveram a mesma sorte.
“Já entraram na casa de uma vizinha bem aqui em frente uma vez e roubaram algumas coisas. Teve um outro vizinho, que mora na esquina, que entraram na casa dele e levaram tudo. Aí uns dias depois a polícia encontrou as coisas em uma das casas abandonadas aqui da rua”

A casa do pintor mato-grossense Adir Sodré também fica na rua 12 de outubro. O artista também já foi vítima dos moradores de rua. O assistente de Sodré, Rodrigo Leite, afirmou que após o ocorrido o secretário Municipal de Assistência Social, Wilton Coelho, visitou o artista.

 “Aqui já entraram e levaram dois aparelhos de DVD e uma caixa de som. Depois que colocaram ele aqui a rua ficou muito mais perigosa. O secretário Wilton já veio aqui falar com o Adir, depois dos roubos. Ele prometeu melhorar a situação, agora o Adir está esperando”, disse Rodrigo.

Os moradores de rua foram levados da Ilha da Banana para uma casa, com muros pintados de branco e azul, no início da rua 12 outubro, no entanto, uma casa abandonada mais abaixo na rua já foi invadida por alguns deles. Eles inclusive conseguiram religar a distribuição de energia.

Outras casas da rua também já haviam sido arrombadas e roupas e restos de comida podem ser encontrados nos locais. Durante o dia o movimento na rua é quase inexistente. Portas sempre trancadas, janelas fechadas e muros com arames e cercas elétricas recentemente colocadas.

De acordo com Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Setas), 20 pessoas que eram moradoras da Ilha da Banana estão morando na casa alugada na rua 12 de outubro.

Por meio de uma nota, a Secretaria informou que a Setas em parceria com outras secretarias já estão providenciando outro local para os moradores de rua, porém, não há previsão de quando isso ocorrerá.

Leia a nota na íntegra:

“O secretário Municipal de Assistência Social, Wilton Coelho, juntamente com outras secretarias municipais como da: Saúde, Ordem Pública, Trabalho e a Setas estão providenciando outro local para esses moradores de rua, que estão nessa casa no Centro Norte da cidade. Ainda não temos uma previsão para mudança de local”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet