Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Dos 15 avaliados

Apesar de ter maior crescimento, aeroporto de Cuiabá ainda é segundo pior do país

Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto

Secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, esteve no aeroporto para divulgar a pesquisa

Secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, esteve no aeroporto para divulgar a pesquisa

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), apresentou – pela segunda vez – a maior evolução no índice de satisfação geral do passageiro, pesquisa trimestral que é realizada Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e foi divulgada nesta segunda-feira (31). Porém, o terminal mato-grossense ainda figura na penúltima colocação do ranking, dos 15 avaliados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


Leia mais:
Aeroporto de Cuiabá ainda é o segundo pior do Brasil; WS contesta
 
O crescimento do terminal cuiabano desta vez foi de 21,1%, considerando o segundo trimestre de 2016 e de 2017. Com o resultado, a nota do aeroporto passou de 3,36 para 4,07, ultrapassando a meta estipulada pelo governo, que é de 4 pontos em uma escala que vai de 1 a 5.
 
Com isto, o aeroporto de Cuiabá acumula crescimento por cinco rodadas consecutivas no indicador de satisfação: “Em Cuiabá, tivemos investimentos que possibilitaram arrumar o ar-condicionado e dar continuidade nas obras. As melhorias já são visíveis aqui. Nossa intenção é que todos aeroportos, até o fim do ano, tenham atingido a nossa meta”, disse o secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, que esteve no terminal mato-grossense para divulgar o resultado do levantamento.
 
“É um resultado de trabalho conjunto. O Estado de Mato Grosso precisa de muito mais investimentos no setor aéreo. Antes, quando assumimos, havia uma forte reclamação com o terminal daqui. Agora conseguimos arrumar muita coisa, mas não podemos parar. Temos que dar melhores condições para Cuiabá e também a região”, acrescentou o secretário.
 
O principal problema apontado, assim como em grande parte dos aeroportos do país, foi o preço dos produtos que se vendem: “Posso dizer que isto é um problema planetário. Mas nós precisamos e estamos de olho nisto. Não estamos preocupados, neste momento, com o fato de Cuiabá não estar entre os cinco primeiros. Estamos felizes pelo aeroporto ter ultrapassado a meta de quatro pontos. Resolvemos um problema da equação, mas ainda falta muito”.
 
Questionado sobre o que fazer para melhorar ainda mais a nota do terminal cuiabano, o secretário explicou que: “Se vocês olharem o que foi avaliado, temos que fazer um esforço grande para dar maior percepção de facilidade para os passageiros: estacionamento, alimentação, comércio. Temos um foco agora, infraestrutura ficou boa. Com isto, poderemos manter os que tem bom indicador e aumentar os que estão em baixa. Campinas foi assim e agora teve uma nota altíssima”.
 
Entre os 31 quesitos avaliados em Cuiabá, 30 deles tiveram variação positiva, exceto a disponibilidade de vagas de veículos que reduziu de 3,63 (2016) para 3,57 (2017). Entre os pontos positivos estão: custo-benefício dos produtos comerciais, que passou de 1,93 para 3,17 (64,2%) e quantidade e qualidade dos estabelecimentos, que aumentou de 2,32 para 3,39 (46,1%).
 
Em primeiro lugar no ranking ficou o terminal de Viracopos, em Campinas (SP), com 4,90, o que representou o crescimento de 13,1%, em relação ao mesmo período de 2016, seguido por Curitiba (4,74) e Brasília (4,58). O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), foi o com menor nota (3,86).
 
Pesquisa
 
Numa escala de 1 a 5, os usuários classificam o desempenho das operações em 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto. Neste último trimestre, foram entrevistadas 13,1 mil pessoas. Ao todo são 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet