Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

saúde

Pessoas que trabalham expostas ao sol terão direito a prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de pele

Foto: Reprodução

Pessoas que trabalham expostas ao sol terão direito a prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de pele
O Governo instituiu a Política Estadual de Prevenção e Combate às Doenças Associadas à Exposição Solar no Trabalho. Com isso, profissionais expostos ao sol em decorrência das atividades profissionais terão direito a filtro solar, roupas especiais e outros meio de proteção da radiação do sol. Medidas para reduzir a exposição dos trabalhadores também serão desenvolvidas.


Leia mais:
Presente em todos embates do 1º semestre, Botelho deve manter papel decisivo com reabertura dos trabalhos na AL

De autoria do deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD), o projeto ainda prevê a implantação de medidas que permitam o diagnóstico de doenças associadas à exposição solar, priorizando os mais idosos que trabalharam durante muito tempo expostos ao sol.

O câncer de pele é o tipo de tumor mais frequente no país, respondendo por 30% de todos os casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Essa doença sempre foi associada ao excesso de sol e já começa a figurar como importante causa de afastamento de trabalho.

Por isso, também consta da política estadual a promoção de tratamento adequado aos atingidos pelas doenças associadas à exposição solar. Deverão ser feitas parcerias com empresas e entidades para pesquisa e fornecimento de meios protetivos aos trabalhadores e promoção de tratamento adequado aos atingidos pelas doenças associadas à exposição solar.

Autor da Lei, o deputado Leonardo, que é médico, explicou através de sua assessora que de acordo com os trabalhos realizados pela Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, ao qual ele é coordenador geral, foram diagnosticados que muitos desses profissionais já sofreram ou sofrem com problemas de pele, pelo excesso de exposição ao sol, por conta do ofício da profissão.

“Fico contente em ver mais um projeto se tornando lei e saber que irá beneficiar várias categorias, em especial aos nossos agentes com quem eu tenho tanto carinho. O custo para evitar uma doença de pele chega a ser irrisório, a se considerar os enormes custos para tratamento dos doentes e principalmente a possibilidade de evitar o sofrimento dessas pessoas”, explicou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet