Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

​abriu mão

Tampinha recusa vaga de Sachetti e tenta articular rodízio para contemplar ex-prefeito

Foto: Olhar Direto

Tampinha recusa vaga de Sachetti e tenta articular rodízio para contemplar ex-prefeito
O suplente de deputado federal José Augusto Curvo (PSD), o popular Tampinha, declinou de assumir a cadeira de Adilton Sachetti (PSB), que deve se afastar do Congresso Nacional no final do mês. Tampinha já bateu o martelo e comunicou tanto Sachetti quanto Xuxu Dal Molin (PSB), segundo suplente da chapa, que deverá assumir o posto.


Leia também:
Tampinha pode deixar ministério, assumir vaga na Câmara e frustrar Dal Molin
 
Tampinha ainda antecipou em entrevista ao Olhar Direto que tenta articular junto à bancada federal uma espécie de rodízio que beneficie também Túlio Fontes (DEM), terceiro suplente da coligação. Tampinha já assumiu como deputado no ano passado, Xuxu e Fontes ainda não. “Se um de nós [suplentes] não tivesse sido candidato, [a chapa] não faria cinco [deputados]. Tal vez nem quatro”, argumenta.  
 
Tampinha tenta articular a reunião com a bancada, na qual devem participar também Xuxu e Túlio Fontes. De acordo com o primeiro suplente, a condução do rodízio deve ser feita por Victório Galli (PSC).
 
Adilton Sachetti tinha planejado tirar a licença assim que retornassem os trabalhos do Congresso, no começo de agosto, mas optou por adiar para o fim do mês ou o começo de setembro por conta de duas questões urgentes: a definição sobre o futuro dos filiados ao PSB que estão insatisfeitos com o retorno de Valtenir Pereira à legenda e a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara.
 
O "fico”
 
Tampinha conta que optou por não assumir novamente o cargo de deputado federal para não interromper o trabalho que vem desenvolvendo sobre o primeiro satélite brasileiro no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. Tampinha considera o projeto fundamental para o país e principalmente para a região Centro Oeste, que ainda tem problemas com a internet que podem ser resolvidos com o equipamento. O Governo Federal á investiu cerca de R$ 3 bilhões no projeto.
 
Tampinha inclusive declinou de assumir cargo de diretoria nos Correios, cujo salário é maior que o seu atual, para colocar suas digitais no projeto do satélite brasileiro. Para ele, não faria sentido deixar seu cargo atual para depois tentar retornar.

O satélite

O SGDC 1 (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas 1) é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Ele foi projetado para fornecer mais segurança às comunicações estratégicas do Governo e às comunicações militares.
 
Além disso, cobre todo o país com banda de alta capacidade e vai permitir o uso militar na proteção do mar territorial, da Amazônia e de toda a faixa de fronteira com os dez países sul-americanos vizinhos do Brasil. Com vida útil de 18 anos, custou R$ 2,7 bilhões e ficará a 36 mil quilômetros da Terra. Estima-se que possa aumentar em até 10 vezes a velocidade da internet. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet