Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Grampos Ilegais

Fávaro não vê impacto eleitoral com prisão de Paulo Taques e Wilson garante: “homem honesto”

05 Ago 2017 - 09:41

Da Redação - Wesley Santiago / De Barra do Garças - Jardel P. Arruda

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Fávaro não vê impacto eleitoral com prisão de Paulo Taques e Wilson garante: “homem honesto”
O vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), acredita que a prisão do ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, na última sexta-feira (04), não irá causar impactos eleitorais para o Executivo. Ele ainda pediu para que tudo seja investigado e tratado com transparência para que “sejam culpados os responsáveis”. O secretário de Cidades, Wilson Santos (PSDB), saiu em defesa do advogado e garantiu: “Homem honesto”.


Leia mais:
Paulo Taques considera prisão arbitrária, desnecessária e diz que não cometeu crime
 
“É lamentável [a prisão]. Um fato que deve ser avaliado, certamente é ruim para o governo. Um assunto que tem de ser expressamente investigado, com transparência. Grampo ilegal é algo de extrema delicadeza. Que sejam culpados os responsáveis”, disse o vice-governador durante a Caravana da Transformação, que acontece em Barra do Garças.
 
Porém, Fávaro avaliou que a tempestade irá passar e que a base não será impactada pela prisão do ex-secretário: “É um momento ruim, mas nós vamos superar. Acredito que não tem nenhum impacto eleitoral para as próximas eleições. É um momento de cautela e de dar o amplo direito de defesa”, finalizou.
 
Já o secretário de Cidades, Wilson Santos, lembrou que o Ministério Público Estadual (MPE) se posicionou contra a prisão de Paulo Taques e que o ex-secretário não faz mais parte do governo há muito tempo. Garantiu ainda que não haverá nenhuma alteração no Executivo por conta do acontecido da última sexta-feira.
 
“É tudo muito recente, uma surpresa para todos nós. O Paulo Taques é um homem honesto. A detenção dele não tem nada a ver com corrupção, roubo ao erário, atos de desonestidade contra o patrimônio público. Além disto, a própria nota divulgada pelo Governo mostra que ele não tem influência alguma no Executivo”, explicou Wilson Santos.
 
Prisão de Paulo Taques
 
O ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, foi preso preventivamente, na manhã desta sexta-feira (04). A decisão partiu do desembargador Orlando Perri de Almeida, que comanda as investigações no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A informação foi confirmada ao Olhar Direto pela assessoria de imprensa de Paulo. A prisão foi cumprida pelo delegado Juliano Silva de Carvalho, responsável por apresentar a recomendação acatada por Perri.
 
Denúncia de grampos e saída do governo
 
Paulo Taques deixou o cargo de chefe da Casa Civil em 11 de maio de 2017, quando já se ventilava a informação de que o programa Fantástico, da Rede Globo, estava em Cuiabá para fazer uma matéria, que veio a ser publicada três dias depois, sobre o esquema de grampos ilegais operados por PMs em Mato Grosso. Paulo Taques sempre afirmou que já havia pedido para sair do governo e que a proximidade das datas era mera coincidência.
 
A reportagem do Fantástico do dia 14 de maio revelou que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime nenhum no Estado. A matéria destaca como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (PMDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”, dentre medicos, empresários, funcionários públicos etc.
 
Os grampos foram conseguidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados para serem monitorados irregularmente. Fantástico voltou a trazer matéria sobre os grampos em 23 de julho, apontando informações trazidas por Mauro Zaque, ex-secretário de Segurança Pública do Estado e promotor de Justiça, autor da denúncia sobre os grampos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet