Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

fogo

Incêndio na Serra Ricardo Franco já dura três dias e bombeiros enviam helicóptero; Veja vídeos

Foto: Tenente Barroso

Fogo começou na sexta-feira

Fogo começou na sexta-feira

Os bombeiros do estado de Mato Grosso tentam, desde a última sexta-feira (4), controlar um incêndio de grandes proporções que acontece no Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Como o fogo é rasteiro, na manhã deste domingo, por volta das 6h30, o helicóptero Águia decolou para apoiar o combate.


Leia também:
Chamas consomem parque da Serra Ricardo Franco e bombeiros tentam controlar fogo

De acordo com informações passadas pelo tenente coronel do BM Paulo André Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, na manhã de sábado (5) um bombeiro foi para o local para repassar as informações sobre o incêndio. “No total serão envolvidos doze bombeiros, um policial militar e um civil”, afirmou o tenente.

Barroso afirma que o incêndio está em um platô da serra, queimando desde sexta-feira (5). “Vários focos de calor foram detectados pelo satélite. O Posto de Comando será numa fazenda próxima ao incêndio. Possui pista asfaltada e ponte de captação de água para operações aéreas”, explica. Segundo o tenente, as proporções do incêndio só são dimensionadas depois que o fogo é controlado, por meio das ‘cicatriz do fogo’.

Na página 'SOS Parque Ricardo Franco', no entanto, há a informação de que até sábado 2,5 mil hectares do parque haviam sido consumidos pelo fogo. 

O Parque Serra Ricardo Franco possui 158.620 hectares localizados na Região Oeste Mato Grosso, fronteira com a Bolívia, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Apesar de ter sido criado há 20 anos, parte dele continuou sendo ocupada por fazendeiros e entre os proprietários de terras na área está o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB). Em 2016, o Parque também passou por um incêndio que atingiu 8km. 



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet