Olhar Direto

Domingo, 22 de outubro de 2017

Notícias / Cidades

Vídeos mostram torturas dentro de presídio em MT e presos voltam a fazer selfies; veja

Da Redação

12 Ago 2017 - 08:20

Foto: Reprodução

Vídeos mostram torturas dentro de presídio em MT e presos voltam a fazer selfies;  veja
Vídeos que circulam em grupos do WhatsApp, aos quais o Olhar Direto teve acesso, mostram diversas sessões de tortura que aconteceram no presídio Major Eldo de Sá Correia (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km de Cuiabá). Em um deles, um dos detentos diz que irá desmaiar de tanta dor. Recentemente, a reportagem mostrou que alguns dos presos estavam tirando selfies e com vários celulares dentro do local. A cena voltou a se repetir, com novas imagens que foram divulgadas em grupos. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) diz já ter adotado providências para solucionar a questão.

Leia mais:
Fotos mostram presos com celulares e tirando selfies dentro de presídio em MT; veja

Em um dos vídeos, um rapaz aparece todo ensanguentado e parece estar desorientado em função da tortura sofrida dentro do presídio. Um cartaz foi colocado a frente dele, dizendo que o rapaz foi disciplinado por ter batido em um integrante do Comando Vermelho (CV). Ele ainda é obrigado a dizer que está apanhando por “ser um ‘vacilão’ e ter batido em um irmão do CV”.
 
Na sequência, os outros presos pegam pedaços de madeira e batem contra as costas do homem. Um deles chega a dizer: “Pode bater mais um pouquinho, eu ‘tô’ gostando”. Neste momento, o rapaz diz que irá desmaiar e deita no chão, muito desorientado. Só assim é que a tortura cessa.
 
Em outro vídeo, um detento aparece deitado no chão, com o rosto e cabelos molhados e ao lado de um vaso sanitário. As costas dele estão completamente feridas, pelo que parece ser um objeto contundente. As agressões seriam porque ele teria entregado (‘caguetado’, na gíria dos criminosos) um companheiro deles.


 
Completamente assustado e acuado, o homem apenas tenta proteger o seu corpo dos chutes e pauladas que leva enquanto está deitado no chão. Já em outro vídeo, mais um preso aparece com as costas marcadas de diversas pancadas que recebeu, porque teria roubado uma motocicleta.
 
Fotos
 
Recentemente, o Olhar Direto mostrou fotos que circulam por aplicativos de conversa e redes sociais que mostravam detentos do Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), com celulares e tirando selfies em dias de visita dentro da unidade prisional. Em uma das imagens, uma criança aparece fazendo o símbolo do Comando Vermelho (CV).
 
Nesta semana, outras imagens começaram a circular de mais presos fazendo selfies dentro do presídio. Um deles, seria o mesmo das fotos divulgadas pela reportagem na semana passada.
 
Sejudh
 
A assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que “todas as imagens (foto e vídeos) são relativas a ocorrências antigas registradas na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, e todos os envolvidos foram identificados, alocados em celas separadas e responderam a procedimento administrativo disciplinar”.
 
As ocorrências, conforme a secretaria, seriam de maio deste ano e um desses de novembro de 2016. Ainda foi informado que “um dos presos que aparece de boné na foto será encaminhado para isolamento em uma área da penitenciária”. Conforme o apurado pela reportagem, esta seria a segunda vez que ele segue para o setor.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • LUNETA
    13 Ago 2017 às 20:44

    A PERGUNTA QUE NÃO QUER SE CALAR: COMO CHEGOU ESSES CELULARES NO PRESÍDIO?

  • Janaína Marques
    13 Ago 2017 às 00:01

    Isso é apenas consequência de filhos que não obedece pai e mãe,e não tem Deus no coração!

  • Eva Cristina
    12 Ago 2017 às 12:26

    Isso é pouco, tem que matar essas vagabundos. Na hora de matar gente inocente eles não estão nem ai.

  • Lucia
    12 Ago 2017 às 11:14

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Marco Antônio
    12 Ago 2017 às 10:59

    Eis uma filtragem às avessas do princípio da adequação social. Interessante.

  • servidor publico
    12 Ago 2017 às 10:53

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • PRIME
    12 Ago 2017 às 10:13

    e ai! QUEM agora vai DEFENDER o FILHO DA BOA FAMILHA que JÁ esta PRESO? EM?

  • Jose Olavo
    12 Ago 2017 às 09:51

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Fábio
    12 Ago 2017 às 09:06

    Foda se esses vagabundos.

Sitevip Internet