Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

TRABALHO INTEGRADO

Governadores da Amazônia Legal discutem criação de Consórcio e ações de reforço na segurança das fronteiras

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Governadores da Amazônia Legal discutem criação de Consórcio e ações de reforço na segurança das fronteiras
Cuiabá recebe esta semana os nove governadores que fazem parte da chamada Amazônia Legal, que engloba a região pertencente à bacia amazônica no Brasil. O encontro está sendo realizado no Centro de Eventos do Pantanal e, nesta quinta-feira (10), estão previstas reuniões técnicas sobre os desdobramentos do último encontro, em Porto Velho (RO), a criação do Consórcio Amazônia Legal, além de ações que visem reforçar a segurança nas regiões de fronteira.


Leia mais:
Michel Temer e Pedro Taques vão a Lucas do Rio Verde inaugurar usina de biocombustível nesta sexta-feira

“Por entender que existem interesses em comum, nós decidimos constituir esse Consórcio, como se fosse uma autarquia. Porque quando você integra, você une forças para resolver um problema. Nós temos hoje, no caso da Amazônia Legal, um sério problema de segurança por causa das fronteiras e dos conflitos agrários. E unindo forças nós podemos tomar decisões em comum”, explicou o secretário de Estado de Planejamento Guilherme Muller, mestre de cerimônias do 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Este é o terceiro encontro realizado este ano entre os governadores dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia. No último fórum, a criação do Consórcio se tornou a principal pauta a ser debatida. Ele prevê acordos de cooperação técnica entre os nove estados, o que possibilita a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da região, explorando suas potencialidades.

“A câmara de segurança trabalha no sentido de somar forças dos estados e garantir a segurança dessa área, ao invés de cada um cuidar do seu, já que o problema da fronteira é único. Nós nos reunimos aqui para tomar decisões únicas, em conjunto”, reforçou o secretário.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Rogers Jarbas, que mediou as conversas sobre o tema com os demais secretários dos outros Estados, destacou que o principal enfoque das ações propostas será no combate ao tráfico de drogas e de armas.

“Nós vamos tratar das atividades de inteligência, de tráfico de drogas e de armas na região de fronteira e na integração das forças. A ideia aqui e construir um sistema integrado de atuação técnico-operacional entre as forças de segurança dos estados envolvidos na Amazônia Legal. Nós temos condições de tratar a questão da Amazônia Legal com maior responsabilidade, com mais capilaridade e eficiência”, frisou.

Na manhã desta sexta-feira (11), o governador Pedro Taques (PSDB) e os demais governadores da Amazônia Legal vão acompanhar o presidente Michel Temer, em viagem a Lucas do Rio Verde, na inauguração de uma usina de biocombustível no município. Depois, retornam a Cuiabá para encerrar as atividades junto ao Fórum.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet