Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

FALTAM TRÊS

Seis vereadores se posicionam a favor de abertura de CPI para investigar Emanuel Pinheiro

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Seis vereadores se posicionam a favor de abertura de CPI para investigar Emanuel Pinheiro
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) deverá apresentar nesta terça-feira (28) um requerimento propondo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), flagrado recebendo dinheiro do então chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Sílvio César Corrêa. Ao menos seis vereadores, dos nove necessários para dar início aos trabalhos da Comissão, já se manifestaram a favor do processo.


Leia mais:
Após vídeo de entrega de dinheiro, manifestação pedirá afastamento de Emanuel Pinheiro

“Os vídeos falam por si. O papel do vereador é ser a sua voz. É hora de enfrentarmos a velha política, de tomada de decisões em articulações e respeitar a sua vontade”, disse o vereador Felipe Wellaton (PV), que além de articular a instalação da CPI na Câmara, publicou um vídeo em seu Facebook convocando a população para um ato em frente à Câmara de Vereadores.



Além de Wellaton, devem assinar o requerimento o vereador Marcelo Bussiki – autor da proposta -, Abílio Júnior (PSC), Joelson Amaral (PSC), Dilemário Alencar (PROS) e Diego Guimarães (PP).

A CPI, que nos corredores da Câmara já é conhecida como “CPI do Paletó”, precisa de pelo menos nove assinaturas para ser abertura. Para garantir que o requerimento não seja engavetado, os vereadores estão contando com a pressão popular e o apoio de movimentos sociais.

“A CPI vai obrigar o prefeito a se explicar e se defender, pois ele disse que não poderia comentar o caso por estar em sigilo. Mas houve a derrubada do sigilo na semana passada e até agora nenhuma palavra de esclarecimento sobre as imagens. A população não merece que este caso, que é o primeiro na história de Cuiabá, seja jogado para debaixo do tapete. E o pior, com a anuência de 19 vereadores”, defendeu Bussiki.

O ato

O grupo de ativismo político Movimento Brasil Livre (MBL) de Mato Grosso está organizando um protesto contra o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), para a manhã desta terça-feira (29), em frente à Câmara Municipal de Cuiabá.

O MBL criou uma página de evento no Facebook, para divulgar a manifestação, que deve acontecer às 8h30 na Câmara Municipal. O objetivo do protesto é pressionar os vereadores a abrirem processo de afastamento imediato do prefeito.

O grupo se reunirá na Praça Moreira Cabral e depois participará da sessão legislativa da Câmara. Mais de 260 pessoas já confirmaram presença e cerca de 880 demonstraram interesse.

O caso

Foi divulgado no último dia 24 de agosto um vídeo, entregue pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) ao Supremo Tribunal Federal (STF), em que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, os então deputados estaduais Luciane Bezerra (PSB), Alexandre César (PT), Herminio Barreto (PR) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), aparecem recebendo dinheiro vivo das mãos de Sílvio César Corrêa, chefe de gabinete na época.

Segundo Silval, o pagamento seria referente ao “mensalinho” repassado a parlamentares para garantir apoio ao seu Governo. Por meio de nota pública Emanuel Pinheiro limitou-se a declarar "tenho a verdade do meu lado, 28 anos de vida pública transparente como minha principal testemunha para enfrentar esta injustiça".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet