Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PRIMEIRO DIA

Candidatos em concurso da Seduc reprovam salários e apostam em estabilidade; veja como foi

Foto: Fabiana Mendes | Olhar Direto

Candidatos em concurso da Seduc reprovam salários e apostam em estabilidade;  veja como foi
Na manhã deste domingo (17), a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) aplicou as provas para os candidatos que irão concorrer aos cargos de professor da educação básica.


A reportagem do Olhar Direto esteve nos locais do exame e conversou com candidatos. A maioria segue desiludida com os salários, mas enxerga na estabilidade um possível melhora de vida. 

Leia Mais: 
Polícia Militar irá reforçar segurança em 125 locais de prova durante concurso da Seduc

 
Com cerca de cinco anos lecionando na área de ciências biológicas, a professora Jeiza Alves de Souza, de 40 anos, relatou minutos antes, o motivo pelo qual decidiu realizar o concurso.

As palavras da professora foram claras. “O salário não é compatível, não temos motivação nenhuma, o professor não é valorizado. Eu busco mesmo é estabilidade”, conta a professora que leciona em escolas particulares.
 
“A educação, infelizmente está em último lugar. Nós [professores] temos que nos virar e dar aula em vários lugares para conseguir nos manter e fazer compensar nosso ensino superior”afirmou.
 
Também buscando estabilidade, a professora Eliane Silveira Viana, 39 anos, relatou que pretende obter reajustes no salário, e dar uma melhor qualidade de vida para a família. Para isso, foram dois anos estudando.

“Não estudei tanto quanto queria. Mas houve um preparo. Estudei os conteúdos separadamente e nos últimos meses me dediquei à legislação”.
 
Com uma carreira de 10 anos, a candidata Essilene Oliveira, 35 anos, busca crescimento na carreira, já que nos últimos anos acabou ficando desempregada. “Já atuei por muito tempo na área, porém não temos muitas oportunidades”.
 
O concurso
 
Esse é o primeiro concurso público no Brasil com quatro fases eliminatórias para professores da educação básica.

Em uma delas, o candidato terá que preparar e ministrar uma aula perante uma banca de examinadores.

A proposta da Seduc, por meio do programa Pró-Escolas, visa à melhoria da qualidade de ensino nas escolas estaduais, com base no Plano de Governo da gestão de Pedro Taques. No total foram ofertadas 5.748 vagas.
 
Salários

A remuneração paga hoje aos professores em início de carreira, de R$ 3.640,34 (30 horas semanais), é a segunda melhor entre os 27 estados brasileiros. 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet