Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Problema antigo

Obras para acabar com alagamentos no viaduto da UFMT devem durar seis meses e vão impactar no trânsito

Foto: Fabianny Ferreira

Obras para acabar com alagamentos no viaduto da UFMT devem durar seis meses e vão impactar no trânsito
A Secretaria de Cidades (Secid) deu sinal verde para o início das obras de drenagem da avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, que promete pôr fim aos alagamentos recorrentes na região do Viaduto da UFMT durante o período chuvoso. O contrato autorizando os trabalhos foi assinado e a ordem de serviço circulou nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial do Estado (DOE). Os trabalhos devem durar seis meses, com valor global de R$ 5,85 milhões. Com isto, o trânsito na região deverá ser impactado.


Leia mais:
Governo aprova proposta e obras para acabar com alagamentos no viaduto da UFMT devem custar R$ 4,9 milhões
 
Os serviços serão tocados pela empresa cuiabana Conenge Construção Civil, que venceu a licitação na modalidade Tomada de Preço. Conforme descrito no edital, a vencedora da licitação terá prazo de 180 dias (seis meses) para conclusão dos trabalhos de drenagem na Fernando Corrêa e Jardim das Américas. O prazo de vigência do contrato é de 270 dias (nove meses) para finalização dos trâmites legais de entrega da obra.
 
O trânsito também deverá ser impactado na região, por conta das obras. O gestor da pasta, Wilson Santos (PSDB), informou que qualquer intervenção que possa a vir a impactar no trânsito da região será avisada com antecedência e as ações serão tomadas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Cuiabá.
 
Os trabalhos estão previstos para começar na região do viaduto da UFMT, com desobstrução de estruturas e ampliação das tubulações de drenagem, garantindo, assim, o escoamento da água, evitando os alagamentos. A limpeza de galerias e bueiros ficará a cargo do município.
 
De acordo com o titular da Secretaria de Cidades, Wilson Santos, a realização da drenagem na Fernando Correa é um serviço prioritário do Governo Pedro Taques e, por isso, precisa de agilidade para que os trabalhos iniciem ainda antes das chuvas.

“Não podemos mais sermos pegos de surpresa por alagamentos nessa via, por isso, peço que iniciem os trabalhos pelos pontos nevrálgicos para impedir novas ocorrências até porque o viaduto está situado em um ponto onde há universidade, shoppings, supermercados, além de alto fluxo de veículos”, ressaltou ele aos empresários, lembrando que só aceitará uma obra realizada dentro dos padrões de qualidade.
 
O diretor-geral da construtora Conenge, Luiz Carlos Richter Fernandes, garantiu ao secretário que a empresa está comprometida com a obra e ressaltou a disponibilidade do titular da Secid em resolver entraves. “Pode contar conosco. Temos pressa em resolver esse problema até porque é uma obra importante para empresa”, se comprometeu ele, relatando que a construtora está há 38 anos no mercado mato-grossense.
 
Licitação
 
Participaram do processo licitatório (005/2017/Secid) as construtoras AI Fernandes Serviços de Engenharia Eireli-EPP, Conenge Construção Civil LTDA, Terraplanagem Centro Oeste LTDA e a empresa Morockoski Construções LTDA, que acabou desclassificada por não apresentar toda a documentação exigida em edital.
 
Durante a sessão de licitação, em agosto, o secretário Wilson Santos pediu responsabilidade da empresa que assumisse a obra, bem como o cumprimento do projeto, elaborado por professores da Universidade Federal de Mato Grosso.  “Depois que a Universidade nos entregou o projeto, submetemos a uma avaliação rigorosa da Prefeitura de Cuiabá, que fez 25 sugestões de modificações e nós voltamos a sentar Secid, UFMT e prefeitura, discutimos cada uma delas, fechamos a segunda versão do projeto”, disse.
 
“Depois submeti essa versão aos engenheiros da CAB, a outros especialistas de Cuiabá e por fim ao novo secretário adjunto de Políticas Urbanas da Secid, Nelson Esteves, que também trouxe seu olhar e sua expertise. Novamente sentamos com a universidade (autora do projeto), que acolheu as sugestões e fizeram as modificações”, completou Wilson. Por fim, ele garantiu que devido a importância do projeto, o acompanhará pessoalmente para que o cronograma seja cumprido e a entrega à população formalizada.
 
O secretário reforçou ainda que todo o trabalho na região da avenida será realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com destaque para as secretarias de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet