Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

GREVE DE UMA SEMANA

Sindicato e Detran-MT participam de reunião no TJ para discutir greve; menos da metade das agências estão atendendo

Foto: Reprodução

Sindicato e Detran-MT participam de reunião no TJ para discutir greve; menos da metade das agências estão atendendo
O Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) participará de uma reunião no Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça, nesta terça-feira (19), para discutir a greve dos servidores no Estado. O Detran-MT afirmou que também participará da reunião, mas oferecendo apenas apoio técnico, já que as tratativas são feitas com o Governo do Estado. A greve já dura uma semana, com atendimento parcial no interior de Mato Grosso.


Leia mais:
Servidores do Detran-MT iniciam greve em todo o Estado e organizam mobilização
 
De acordo com o Detran-MT, o atendimento médio das agências gira em torno de 10 mil pessoas por dia, com uma arrecadação de R$ 1,2 milhão diários. Por causa da greve estes números foram reduzidos. Em Mato Grosso, além da sede existem outras 62 agências descentralizadas. Desde o dia 11, quando a greve foi iniciada, apenas 30 agências funcionam, mas apenas no interior do Estado, já que na capital todos os atendimentos foram suspensos.

Como não houve atendimento à pauta de reivindicação por parte do Governo do Estado nas negociações e nem a apresentação de uma proposta após uma semana de greve, o Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) procurou o Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça. Uma reunião acontece nesta terça-feira (19), no TJ, também com participação do Detran-MT, que dará apenas um apoio técnico, já que as tratações são de responsabilidade do Governo.

"O Governo preferiu partir para o anúncio de represálias à categoria, pediu mais tempo para estudar uma proposta, mas até agora não nos chamou para apresentar uma proposta concreta, penalizando a população ao invés de reabrir a negociação. Então buscamos o Tribunal de Justiça para mediar mostrando que o que a categoria quer é o atendimento da pauta e não medir forças", comenta Daiane Renner, presidente do Sinetran-MT.

De acordo com Renner, foram oito meses de negociação, e neste período uma negativa à reivindicação foi a única resposta dada pelo Governo do Estado, que em seguida passou a pedir prazos que nunca foram cumpridos. Às vésperas do feriado de 7 de setembro, o Governo encaminhou um pedido de dilação de prazo até a última sexta-feira, dia 15, porém até o momento não apresentou a proposta.

"O que estamos reivindicando é a atualização da tabela salarial para que o servidor tenha dignidade, visto que somos a única categoria do Estado que está sem reajuste desde 2011. Só queremos o que é justo", explica Daiane.

O Detran afirmou que a arrecadação só será paralisada parcialmente no período da greve, mas depois os pagamentos deverão ser feitos. Mas a arrecadação também é feita através de alguns serviços oferecidos online ou por aplicativo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet