Olhar Direto

Domingo, 22 de outubro de 2017

Notícias / Política MT

Fórum Sindical "ocupa" AL e cobra audiência pública para PEC do Teto

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

11 Out 2017 - 10:10

Foto: Olhar Direto

Fórum Sindical
Servidores públicos ocuparam a Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (11) para tentar pressionar os deputados a convocarem pelo menos duas audiências públicas antes da votação da PEC do Teto de Gastos. No período, não houve sessão ordinária por falta de quórum.

Leia também:
Governo e AL acertam redução de vigência de Teto de Gastos pela metade e liberação de emendas
 
Os deputados sinalizam que não há tempo hábil para audiências públicas, uma vez que o texto precisa ser aprovado logo, para que Mato Grosso consiga aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que garantirá nos próximos anos fôlego de R$ 1,3 bilhões ao Estado. O Teto de Gastos é a condicionante para o estados aderirem ao plano, cujo prazo termina em novembro.
 
Apesar da pressa da bancada governista em aprovar o texto, a votação só poderá entrar em pauta na próxima semana, após a apreciação dos vetos. Na terça-feira (10), o deputado estadual Valdor Barranco (PT) pediu vistas do último veto a ser votado e adiou por consequência a PEC. 

Na quarta-feira passada, o governador Pedro Taques (PSDB), seu vice, Carlos Fávaro (PSD), e 16 deputados estaduais da bancada governista se reuniram para acertar detalhes e “desemperrar” a votação da PEC do Teto de Gastos. Ficou definido, por exemplo, a redução do tempo de vigência do limite de gastos do governo, que deve cair de 10 para 5 anos.
 
Após a reunião, o primeiro-secretário da AL, deputado Guilherme Maluf (PSDB), descartou que os parlamentares governistas darão aval a audiência pública sobre o tema. “A base não vai solicitar uma nova audiência pública, a base do governo tem compromisso em votar até o final de outubro a PEC do Teto, sem audiência pública. Se a oposição quiser solicitar, ela tem que colocar em apreciação e ter os votos necessários para aprovar. Democracia é isso, quem tem a maioria, aprova”. 
 
Sinetran
 
Além dos protestos do Fórum Sindical, outro problema para ser resolvido o quanto antes é a greve do Detran, que já dura um mês. A reportagem apurou que o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), líder do governo,  teria solicitado ao presidente Eduardo Botelho (PSB) uma reunião entre a Mesa Diretora e o Sinetran, sindicato que representa a categoria em greve. Como Botelho estava com agenda cheia, a reunião acabou não acontecendo. 

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luana Silva
    11 Out 2017 às 18:16

    JOSÉ SABE O QUE ACONTECE OS GRANDOES PEGAM EMPRÉSTIMO E NÃO PAGAM AI VEM O GOVERNO E DA AFORRIA E ELE PARCELA EM SUAVES PRESTAÇÕES. QUEM PAGA A CONTA NESSE PAIS É O SERVIDORES PÚBLICOS E A POPULAÇÃO. E OS POLÍTICOS DIMINUIU O SALÁRIO DELES????? O JUDICIÁRIO TEVE NÃO TEVE AUMENTO ESSE ANO???? TA FALTANDO DINHEIRO MAS O DINHEIRO DO AGRONEGÓCIO NÃO FICA AQUI EM MATO GROSSO POIS PAGAM MENOS DE 4% DE IMPOSTO POR CAUSA DA LEI CANDIR. CADE O PROJETO DE LEI 380 QUE ATÉ HOJE NÃO FOI APROVADO????? O PROJETO DELIBERA SOBRE O AUMENTO DE ALICOTA PARA OS EMPRESÁRIOS QUE HOJE PAGAM IMPOSTO POR ESTIMATIVA.

  • jose ricardo
    11 Out 2017 às 17:54

    Curiosa, vou tentar responder sua pergunta. É porque é um bando de desocupado que acha que o estado tem que dar tudo para os preguiçosos, incompetentes e vagabundos. Mesmo que para isso ele gaste mais do que arrecada. Entendeu??????? Enquanto isso meia duzia de comerciantes e empresários trabalham como doidos e pagam os mais altos impostos do mundo para sustentar essa FARRA. ENTENDEU????

  • Curiosa
    11 Out 2017 às 14:21

    Porque tem um monte de estudante com boné da CUT ai?

Sitevip Internet