Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AÇÃO HOSTIL

​Funcionários são expulsos de fazenda após invasão de 60 indígenas; dois permanecem desaparecidos

Foto: Reprodução

Margens do rio

Margens do rio

Cerca de 60 indígenas da etnia “Kanela” invadiram uma propriedade rural no último sábado (21), na região do município de Luciara (a 1.188 km de Cuiabá), e roubaram um trator e outros objetos da propriedade, além de expulsar os funcionários. De acordo com a Polícia Militar, dois funcionários ainda estão desaparecidos. Os indígenas ainda permanecem na fazenda.


Leia mais:
Em protesto, 200 índios ocupam usina hidrelétrica no interior de Mato Grosso; veja lista de reivindicações

De acordo com informações do boletim de ocorrência, uma guarnição da PM foi acionada para atender a ocorrência de invasão na propriedade às margens do Rio Tapirapé, também próximo ao rio Araguaia. Os indígenas teriam invadido a propriedade com caras pintadas e armados com arcos e flechas. Ao chegar ao local, os três militares da guarnição encontraram os 60 invasores, entre eles mulheres e crianças, com os itens roubados. Os indígenas receberam os policiais já bastante exaltados.

Os três então solicitaram a devolução dos itens roubados aos invasores, mas o cacique Antônio Alcunha disse que só entregará os objetos com a presença do procurador de Justiça Federal. Para evitar confronto com os 60 indígenas, os militares resolveram ir embora e pedir reforço à Delegacia Regional.

O núcleo da Polícia Militar de Luciara conta apenas com cinco policiais, sendo que o normal seria nove, por isso precisaram pedir reforço. No BO, também é narrado que estava presente na ocupação o ex-vereador de Confresa, Francisco de Assis (PT), que foi acusado de estuprar a própria filha de 12 anos, em 2013. 

A Procuradora Federal em Barra do Garças já foi informada da situação. O proprietário do local informou aos policiais que já registrou outros boletins de ocorrência. Os invasores permanecem no local e a ação de desocupação deve ocorrer após aprovação da Justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet