Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ANUÁRIO DE SEGURANÇA

MT é o segundo Estado em mortes violentas do Centro-Oeste em 2016, aponta pesquisa

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

MT é o segundo Estado em mortes violentas do Centro-Oeste em 2016, aponta pesquisa
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou que em 2016 três pessoas foram mortas por dia em Mato Grosso, um total de 1.176, sendo o segundo Estado mais violento da região Centro-Oeste. A pesquisa é feita pela organização sem fins lucrativos Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e coletou dados de todos os estados brasileiros. Os dados mostraram que o número de mortes em 2016 foi menor que em 2015, que teve 1.230 mortes.


Leia mais:
Pesquisa revela queixas de cuiabanos com transporte coletivo; temperatura e pontualidade são as piores avaliações

A pesquisa leva em consideração os números de casos registrados como homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, policiais mortos em situação de confronto (em serviço ou fora de serviço) e morte decorrente de intervenção policial.

De acordo com os dados de 2016, Mato Grosso é o segundo estado mais violento da região Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, ficando apenas atrás de Goiás, com 2.948 pessoas assassinadas. No Distrito Federal, segundo a pesquisa, foram mortas 670 pessoas e em Mato Grosso do Sul foram 611.

Também foram apontados os números por capitais. Em 2016 Cuiabá teve 196 casos de homicídio, 4 de lesão corporal seguida de morte e 18 de latrocínio. Os casos de estupro também foram registrados e Cuiabá teve 353 ocorrências, sendo a terceira capital do Centro-Oeste com mais casos.

No entanto, a pesquisa é feita com os dados fornecidos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelas Secretarias de Estado de Segurança Pública e Polícias Civil, sendo que nem todas enviam 100% das informações.

Os estado são classificados de acordo com a qualidade da informação fornecida. Mato Grosso e os demais Estados do Centro-Oeste estão no Grupo 2, com qualidade intermediária das informações. O Distrito Federal está no Grupo 3, com menor qualidade das informações.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foi procurada pelo Olhar Direto e se manifestou através de uma nota, dizendo que tem buscado melhorar os trabalhes de combate aos principais índices criminais: homicídios, roubos e furtos.

A pesquisa completa pode ser acessada pelo site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Leia a note na íntegra:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) ressalta que tem intensificado cada vez mais os trabalhos para melhorar os principais índices criminais: homicídios, roubos e furtos. A Sesp também tem investido mais nas forças de segurança, tanto que Mato Grosso é o terceiro estado que mais investe no setor, como destacado pela análise do Fórum Brasileiro.   

Entre as ações está a Operação Bairro Seguro, que apenas neste ano está indo para a 11ª edição, sendo realizada todos os meses, simultaneamente, nos 141 municípios. 

Todas as atividades são planejadas a partir de análises criminais e serviços de inteligência, tanto que a Sesp-MT conseguiu ficar entre os 10 Estados que mais reduziram o número de mortes violentas, outro item é a redução de violência contra a mulher. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet