Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ENEM 2017

Portões se fecham e 'atrasados do Enem' lamentam: "não foi dessa vez"; fotos e vídeos

05 Nov 2017 - 10:30

Da Redação - Wesley Santiago/ Da Reportagem Local - Vinicius Mendes

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Portões se fecham e 'atrasados do Enem' lamentam:
12h18 - Muitos candidatos que já haviam entrado na universidade aproveitaram para fazer imagens dos atrasados. Enquanto isto, do lado de fora, foi formado um corredor para a passagem dos estudantes. Quando o portão tocou o chão, ouvia-se os gritos de: "Uh já fechou, uh já fechou".



Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

12h09 - Bruna dos Santos, 16 anos, mora no bairro Altos da Serra e foi uma das que não conseguiu chegar a tempo para realizar a prova: "Eu perdi o ônibus, aí chamei um uber, mas cheguei aqui e já estava fechado. Não foi dessa vez, mas ano que vem tento de novo" 


Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

12h00 - Alguns candidatos que chegaram durante o fechamento do portão choraram com a situação. Um deles teve que se abaixar para conseguir entrar na Unic.

 
12h00 - Portões fechados.

11h53 - Apenas sete minutos para o fechamento dos portões. O trânsito na avenida Beira Rio, em frente a Unic, está fluindo bem e não há grande congestionamento.


Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

11h40 - A comerciante Elisângela de Moura aproveita a realização da prova para conseguir um extra e afirma que com o Enem, chega a tirar um lucro de R$ 2 a 3 mil. Ela o marido e o filho montam barraca em todo concurso: "Fazemos isto há oito anos". Além disto, disse que já fez um concurso uma vez, mas consegue tirar mais dinheiro com a barraca.


Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

11h39 - Os portões já estão abertos e faltam apenas 20 minutos para o fechamento deles.



11h00 - Odete Lima, 52 anos, fará o Enem pela primeira vez. Mesmo assim, chegou mais cedo para evitar os imprevistos e disse que a intenção é buscar conhecimento: "Decidi fazer para ter mais conhecimento, faculdade vou pensar só depois", explicou. Ela consegui terminar o ensino médio ao fazer o Edução de Jovens e Adultos (EJA).


Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

10h57 - Cristian Pigato, 21 anos, morava em Caixias do Sul (RS) e fará a prova em Cuiabá. Ele fez cursinho na capital mato-grossense e tentará uma vaga para medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): "Estou confiante, estudei muito o ano inteiro".


Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

10h52 - O cadeirante Rubens Rodrigues, 41 anos, disse que tenta uma vaga já há alguns anos e que este ano conseguiu entrar em um cursinho pré-vestibular. Ele se mostrou confiante, já que estudou bastante para a prova. A intenção é entrar no curso de Comunicação Social: "Cheguei cedo porque tinha a preocupação de não conseguir descer e chegar no portão com o congestionamento, por ser cadeirante".


Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

10h47 - Muitos estudantes chegaram cedo e aguardam a abertura dos portões em frente a universidade. Vale lembrar que os locais de prova serão fechados às 12 horas, no horário de Mato Grosso.



10h45 - As estudantes Aline e Ana clara, de 17 anos, contaram à reportagem que chegaram às 09h30 na Universidade de Cuiabá (Unic), onde irão fazer a prova: "A gente vê pessoas chegando atrasado, aí viemos cedo para não correr o risco né". Elas, que estudam no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), irão tentar vagas para medicina.

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

10h30 - Cerca de 126 mil mato-grossenses participam, neste domingo (5), do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 57 municípios. Em Cuiabá, mais de 37 mil candidatos devem fazer a prova. Neste primeiro dia serão aplicadas as questões de ciências humanas, linguagens e códigos, e também a redação. No horário de Mato Grosso os portões fecham às 12h. O Olhar Direto acompanha a chegada dos estudantes até o fechamento dos locais.

Leia mais:
Número de participantes do Enem em MT é 22,7% menor do que no ano passado; veja dados da pesquisa

Este é o primeiro ano em que as provas são aplicadas em dois finais de semanas consecutivos. Outra mudança foi com relação ao dia da redação, que antes ocorria junto com a prova de matemática e ciências da natureza (que devem acontecer no dia 12).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet