Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

reforma

Polêmica do Chafariz: Secretaria de Cultura notifica Cuiabá para paralisar reforma da Praça Ipiranga

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto/Reprodução

Polêmica do Chafariz: Secretaria de Cultura notifica Cuiabá para paralisar reforma da Praça Ipiranga
A Prefeitura de Cuiabá foi notificada pela Secretaria de Estado e Cultura (SEC) na última segunda-feira (6), a paralisar as obras da reforma da Praça Ipiranga, no Centro da Capital. A decisão ocorreu após a Secretaria fazer uma vistoria na obra, no sábado (4), depois de ter sido levantada a polêmica envolvendo a derrubada da estrutura do chafariz central.


Leia mais:
Após polêmica, prefeitura promete manter bens históricos da Praça Ipiranga; arquitetos organizam manifestação


A reforma da Praça Ipiranga começou no final de outubro, sendo que o chafariz, que é tombado pelo patrimônio histórico, teve sua estrutura demolida na quinta-feira (2). Conforme a notificação, o secretário Leandro Carvalho, afirma que não foi consultado a respeito da reforma.

“Informamos que desconhecemos qualquer projeto ou estudo para tal construção ou reforma, caracterizando-se essas obras até o momento como uma ação irregular sob a ótica do Patrimônio Histórico Estadual”, diz trecho do documento.

Além de solicitar a paralisação, o documento pede para que sejam apresentados os projetos da reforma para análise, que devem ser levados em até cinco dias úteis.

Ainda de acordo com a notificação, a Prefeitura recebeu o aviso no gabinete do prefeito no dia seguinte (7). A assessoria informou que o secretário José Stopa, responsável pela obra, está providenciando medidas cabíveis quanto à suspensão. Enquanto isso, o andamento da reforma segue normalizado.

Lei do tombamento

Segundo a Lei Estadual do Tombamento – nº 9.107/2009, a qual foi baseada a notificação, “os bens tombados não poderão, em nenhum caso, serem destruídos, demolidos, mutilados ou transformados, nem, sem prévia licença formal da SEC”.

O prefeito Emanuel Pinheiro informou por meio de nota, na sexta-feira (3), que “a reforma da Praça Ipiranga está seguindo todas as orientações e normas dos órgãos competentes, garantindo assim, que os traços históricos do bem tombado irão ser preservados”.

Confira na íntegra a notificação na galeria. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet